Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, registrou em um dia quase todo o volume de chuvas esperado para o mês de janeiro inteiro.
Segundo o município, nas últimas 24 horas, entre 12 horas de quarta (15) e 12 horas de quinta (16), choveu 197,8 milímetros, quase a média esperada para todo o mês de janeiro, que era de 215 milímetros. Nesta manhã foi decretada situação de emergência.
Para entender então o que significam os volumes de chuva, o cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado.
Em um espaço de um metro por um metro, um litro de água subiria até a marca de um milímetro. Ou seja, um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 197 milímetros, seriam 197 litros de água em cada metro quadrado.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a Avenida do Estado, uma das principais da cidade, tomada por alagamentos. Nas imagens, confirmadas pela prefeitura, é possível ver uma fila de carros se formando, enquanto a água invade as pistas.
A prefeita Juliana Pavan (PSD) decretou situação de emergência para desencadear o Plano Emergencial de Respostas aos Desastres e convocar voluntários para reforçar as ações de resposta e poder fazer campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.
Pavan revelou que estar sem itens básicos para os trabalhos, como galochas e colchões para abrigos. Isso porque o município doou tudo que tinha ao Rio Grande do Sul no ano passado, durante o desastre climático que assolou o Estado vizinho.
“Todos os esforços são para conter os estragos. Preciso de ajuda, estamos sem equipamentos, colchões… Isso tudo foi destinado ao Rio Grande do Sul”, contou.
Estragos
O município afirmou ao menos 14 unidades de educação foram atingidas. As atividades nos polos de férias foram suspensas e a sede da Secretaria de Educação ficou totalmente ilhada. Além disso, três abrigos emergenciais foram montados.

Túnel do Morro do Boi
O Túnel do Morro do Boi, em Balneário Camboriú, registrou uma cascata é possível ver uma fila de veículos se formando por conta da lentidão no trânsito. Às margens da via é possível ver um ‘rio de água’ surgindo.

Cidades atingidas pela chuva
Os temporais alagaram ruas, deixaram moradores desabrigados e afetam diversos setores das cidades de Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Itapema e Camboriú. As cinco cidades decretaram emergência.
Na capital Florianópolis, os estragos começaram a ser sentidos no início da tarde e resultam em vias interditadas, acidentes de trânsito e linhas de ônibus suspensas.
Não há informações sobre feridos, mortos ou desaparecidos.
“A previsão é de que as chuvas sigam intensas nas próximas horas, com a possibilidade de novos acumulados significativos”, informou a Defesa Civil.
Com G1