Procuradores dos Estados Unidos descobriram na última semana cerca de US$ 20 milhões escondidos no colchão de um brasileiro, em uma cidade perto de Boston, no estado de Massachusetts. O dinheiro foi apreendido na última quinta-feira (04).
O homem foi detido após comparecer no Tribunal de Boston e os procuradores o acusarem de crime de lavagem de dinheiro em um esquema associado à empresa TelexFree, que pediu falência em 2014 após provocar prejuízo de US$ 1,8 bilhão para cerca de um milhão de pessoas, muitas delas imigrantes brasileiros nos EUA.
A TelexFree é acusada de operar um esquema de pirâmide financeira que atraiu milhares de participantes nos EUA e ao redor do mundo. Inicialmente criada como uma empresa para vender serviços de telefonia pela internet, a companhia, segundo o processo, oferecia a abertura de contas para “promotores comerciais”. Estas contas davam direito a publicação de anúncios onlines. Os participantes recebiam créditos pelos anúncios publicados e, também, por conseguirem novos membros. A promessa era de retornos de 200% a 250% para quem vendesse os pacotes e atraísse novos associados.