O voto é o maior direito constitucional garantido em um regime democrático. Mas só isso não basta para que os eleitores escolham os melhores candidatos para os representar nas Câmaras, prefeituras, assembleias e outras instâncias de poder. Votar bem é um exercício que exige acesso à informação de qualidade, consciência sobre o papel do voto, clareza sobre o que se espera do candidato e objetividade sobre o que se pretende para o futuro de sua comunidade e do seu país. É com essa visão que a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) lançou, na semana passada, a primeira etapa de uma campanha que pretende convidar os eleitores a refletir sobre o voto e as mudanças que ele pode gerar: a campanha Vote Certo.
“Há muito as sucessivas diretorias procuram formas de contribuir para melhorar a qualidade do voto. A orientação sobre cuidados que podem ser tomados antes de escolher o candidato pode ser uma aliada para que mudanças graduais e substanciais ocorram”, enaltece o presidente da Caciopar, Alci Rotta Júnior.
O diretor de Comunicação Social da entidade, Caio Gottlieb, diz que a Caciopar jamais diria em quem o eleitor deve votar, mas pode colaborar citando passos que o ajudem a melhor definir o voto.
Diversos arquivos de materiais foram preparados com a mensagem central da campanha. São banners, vídeo institucional, materiais para redes sociais, anúncios para revistas e jornais impressos. A ação, conforme Gottlieb, passa a integrar atividades da Caciopar Cidadania, um selo que mostra a preocupação da entidade com causas que possam melhorar as condições de vida da comunidade. “Vamos custear todo o material e colocar as artes e o vídeo à disposição das 46 associações comerciais do Oeste. Assim, todas poderão, a partir do seu site, Facebook, grupos de WhatsApp, jornais, revistas e outros meios de comunicação, ampliar a repercussão da campanha e também seus resultados”, menciona.
Material bem recebido
As peças e a concepção da Vote Certo foram apresentadas também em reuniões da Faciap. “A ideia foi bem recebida e outras entidades vão desenvolver ações de orientação aos eleitores”, comenta Rotta Júnior. O auge da publicação das peças e disseminação da mensagem, pela rede da Caciopar no Oeste, ocorrerá nos meses de agosto e setembro. Esse, de acordo com ele, é apenas o primeiro passo de um trabalho de orientação que tem tudo para crescer e se estender por um bom tempo.
Com assessoria