Fale com a gente

Geral Caso curioso

“Cada dia na barriga era um a menos no hospital”, lembra mãe de gêmeas nascidas com três dias de diferença

Publicado

em

Rebeca nasceu no dia 31 de dezembro e Martina veio ao mundo no dia 3 de janeiro; bebês continuam internadas e devem ir para casa em até 15 dias (Foto: Arquivo Pessoal)

“Eu pensava: ‘Cada dia na barriga era um dia a menos no hospital’”, lembra Fernanda de Oliveira, mãe das gêmeas que nasceram em Francisco Beltrão com três dias de diferença.

Rebeca nasceu no dia 31 de dezembro de 2018. Já o parto de Martina foi feito no dia 03 de janeiro deste ano. As duas nasceram de parto normal.

Willian e a esposa Fernanda esperam ansiosos a volta para casa com as filhas Martina e Rebeca (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Caso raro

O parto das duas meninas era esperado para o dia 20 de janeiro. Mas, elas nasceram antes, com 33 semanas de gestação.

“É muito comum a gente ter um parto de gemilar e, em seguida, após alguns minutos até meia hora, 40 minutos, uma hora, ter o nascimento do outro neném. A gente aguardou esse tempo e esse bebê não vinha, esse bebê não vinha, e a gente optou por não intervir”, disse a médica responsável, a pediatra Fernanda Perotta Consentino.

A mãe foi mantida na sala de parto por mais algumas horas aguardando que a outra filha nascesse.

Nesses casos, normalmente os médicos decidem por uma cesariana, mas a pediatra Fernanda Perotta Consentino tomou outra decisão. Cada dia na barriga da mãe era importante para Martina, mas também um risco de infecção.

Em um caso raro na medicina, “segurar” o segundo parto só foi possível por causa de como as duas bebês, que são idênticas, se formaram.

Quando Fernanda engravidou, o mesmo óvulo fecundado se dividiu em dois e, apesar de ocuparem a mesma placenta, elas estavam em bolsas separadas. Por isso, quando uma nasceu a outra pôde ficar um pouco mais na barriga da mãe.

Rebeca, que nasceu três dias antes da irmã, precisa de mais cuidados (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Com G1

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente