Geral Saúde pública

Casos de coronavírus dispararam no Paraná no mês de maio, mostram boletins

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmou, no boletim de ontem, último dia do mês de maio, mais 214 diagnósticos de Covid-19. O acumulado agora é de 4.687 casos espalhados em 248 municípios paranaenses. Mais uma pessoa morreu em decorrência da infecção, total de óbitos é de 182.

O cenário do mês de maio ficou bem diferente dos meses anteriores desde o primeiro caso confirmado no Estado e mostra o salto que a doença deu desde então. O mês de abril, como comparação, encerrou com 1.407 casos, 86 óbitos e registros em 131 municípios.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Os primeiros casos do novo coronavírus foram confirmados no Estado apenas no boletim do dia 12 de março. Foram seis casos, cinco em Curitiba e um em Corbélia.

Desde meados de maio, os casos no Paraná começaram a disparar de uma forma superior ao que vinha ocorrendo. No dia 20 de maio foram 137 casos confirmados e sete mortes pela Covid-19. Na época o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, atribuiu a elevação ao aumento de atividades nas últimas semanas.

“Tivemos as filas nas agências da Caixa para recebimento de benefícios do auxílio emergencial e também o movimento do Dias das Mães. Não há milagre nisso. Se o número de pessoas nas ruas aumenta, o número de casos também aumenta. Ainda estamos com a curva sob controle, mas para continuar assim os paranaenses precisam continuar a colaborar com o isolamento social e as medidas sanitárias”, disse o secretário na época.

Já naquele dia, o secretário já previa um aumento dos casos no Paraná, fato pode se agravar com a chegada de dias seguidos mais frios. O inverno tem início no dia 20 de junho.

“O pico (da doença) virá com o frio e com a chuva, porque o tempo seco ajuda a segurar a disseminação do vírus. Por isso o isolamento é importante e quem tiver que sair, precisa usar a máscara e tomar todos os cuidados”, afirmou Preto.

Porém, o secretário também disse que os casos iriam ter uma alta esperada pela quantidade de testagens que subiram no Estado. Os resultados dos testes realizados em farmácias, por exemplo, agora também entram para as estatísticas.

Na semana passada, quando estes testes foram incluídos no boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, foram 94 confirmações em um dia, quando a média da Capital oscilava entre 15 e 20. Como os resultados das farmácias estavam represados, acabaram vindo de uma só vez para o boletim da Saúde na Capital.

 

OS CASOS MÊS A MÊS (DADOS DO ÚLTIMO DIA DE CADA MÊS)

Data                  Casos           Mortes      Cidades com casos

31 de maio         4.687             182               248

30 de abril          1.407              86                131

31 de março          179               3                   36

28 de fevereiro

(1º boletim)              9 casos suspeitos que foram descartados

 

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO