Nesse corte cinco do podcast “Antes do Nascer do Sol”, o co-roteirista e gestor do projeto, Julmir Cecon, afirma que o cooperativismo e o legado de ética, de empreendedorismo e visão de longo prazo de Aury Luiz Bodanese (em memória), é um sentir que precisa transpassar as gerações e o tempo: “muito se fala em valores universais como o da honestidade e o da verdade doa a quem doer, contudo, há sempre quem insista em pegar a estrada errada”, completa. “Grande parte do sucesso das cooperativas deve-se à competência técnica e de gestão; outra parcela vem da confiança que as pessoas desfrutam no sistema e nas relações mercantis e distributivas duradouras”, completa Julmir.
Impacto do filme na sociedade
Osnei de Lima, diretor do “longa”, explica que o projeto é inscrito para captação de recursos na Lei do Audiovisual (ANCINE), através do despacho número 122-E, de 11 de setembro de 2024. “Está sendo importante o apoio institucional, sem aporte de recursos, da Prefeitura de Chapecó através do prefeito João Rodrigues, que está convencido ser Chapecó, o centro desse projeto, pois o município era um antes do cooperativismo, e foi outro depois”.
Além do lançamento em Chapecó previsto para março de 2027, especialistas de uma grande empresa de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, sugerem que aquela cidade também seja listada para início das apresentações públicas. A ideia está sendo avaliada.
O filme, conforme Osnei, seguirá esse cronograma de exibição: após o lançamento, os cinemas do Brasil serão contemplados, através de empresa paulista renomada e já contratada. Depois, será inscrito em festivais nacionais e internacionais. Em seguida, provavelmente ainda em 2027, o filme Antes do Nascer do Sol habitará inúmeras plataformas de streamings e educandários, sobremaneira nos estados onde o cooperativismo é mais pujante, independente do ramo de atuação.
Assuntos relativos a aplicações de recursos do Imposto de Renda no projeto, devem ser tratados com Magna Tessaro, do Instituto Humaniza, (54) 9 9977-2062, ou com Osnei de Lima, da Companhia Brasileira de Cinema, (54) 9 9926-9157.




Assista aqui o corte cinco do PODCAST ‘Antes do Nascer do Sol’, com o diretor Osnei de Lima e Julmir – https://youtu.be/QtbPwk03b4Y.
Texto produzido por Marcos Castro, jornalista, repórter e fotógrafo – Erechim, Rio Grande do Sul.