Fale com a gente

Geral Mudança climática

Chuva retorna ao Sul do Brasil com uma frente fria

Publicado

em

(Foto: Gilson Abreu/AEN)

Uma frente fria mudará o tempo no Sul do Brasil nesta primeira metade da semana. Ela já avança pelo centro da Argentina e vai começar a ingressar no território gaúcho a partir desta segunda-feira (09), entretanto em parte da região Sul do país a chuva deve demorar para chegar.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a partir de amanhã (10), o avanço da frente fria deve favorecer o aumento de nebulosidade e a ocorrência de chuvas sobre as regiões de fronteira com a Argentina e o Paraguai e de divisa com Santa Catarina. No entanto, nas demais regiões paranaenses o tempo seguirá estável na terça-feira.

O sistema frontal encontra-se neste momento no centro da Argentina e se deslocará para Norte lentamente. Entre hoje e amanhã, a frente fria traz chuva principalmente para localidades da província Argentina de Buenos Aires e o Uruguai com volumes elevados em algumas áreas e risco de temporais localizados.

A frente fria começa a mudar o tempo no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O dia vai ser de sol e temperatura alta na maior parte do território gaúcho, entretanto espera-se aumento de nuvens. A chuva atinge pontos do Oeste e do Sul gaúcho, avançando depois para o Centro do Estado no final do dia. Por isso, à noite, não se pode descartar chuva em cidades como Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.

Na terça, a frente atua mais do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul com chuva um tanto irregular e muitas nuvens, mas depois o tempo começa a melhorar com aberturas de sol em diversas localidades. No Oeste e no Sul, o tempo firma com sol no decorrer do dia. A frente fria avança um pouco para Norte e traz instabilidade para parte do estado de Santa Catarina.

Entre quarta-feira e quinta a projeção é que a frente fria atue entre Santa Catarina e tende a se intensificar um pouco com aumento da chuva em algumas áreas. Já no Rio Grande do Sul, a perspectiva na quarta-feira é de predomínio do tempo firme com a atuação de uma massa de ar frio.

A tendência, segundo a análise da MetSul Meteorologia, é desta frente fria não chegar com atividade maior no Sul do Brasil e as precipitações tendem deixar a desejar na maior parte da região que enfrenta um quadro de déficit hídrico. Na maioria dos municípios, os volumes devem ser baixos e é possível que em alguns até pouco ou nada chova.

Onde mais deve chover é em alguns pontos entre Santa Catarina e o Paraná à medida que a frente ganha um pouco de intensidade entre a quarta e a quinta-feira, mas, mesmo assim, os volumes devem ficar entre 15 mm e 30 mm na maior parte dos pontos com acumulados superiores em alguns pontos. No Rio Grande do Sul, na passagem da frente fria, a maioria dos municípios não deve ter mais que 10 mm ou 15 mm.

 

Com Metsul

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente