Fale com a gente

Geral Ar frio

Ciclone provoca chuva forte e ventos de mais de 80 quilômetros por hora no Sul

Sequência de dias secos começa ao longo da quarta-feira e vai até o sábado no RS

Publicado

em

(Foto: Ana Paula Wilmlsen/OP)

Uma ampla área de baixa pressão atmosférica, um ciclone extratropical, está se desenvolvendo em alto-mar, afastado da costa gaúcha, intensificando os ventos fortes e causando chuvas em parte do leste da região Sul entre esta segunda (27) e a terça-feira (28).

De acordo com os avisos publicados pelo Instituto Nacional de Meteorologia, os maiores volumes de chuva podem passar de 50 milímetros em 24 horas em uma ampla área da faixa leste da região, que vai do Paraná ao sul gaúcho.

Nas áreas do extremo sul do Rio Grande do Sul, podem ocorrer ventos fortes acima de 80 quilômetros por hora e acumulado de chuva que ultrapassam 80 milímetros até a madrugada desta terça-feira (28).

Ar frio se intensifica

A formação e deslocamento do sistema de baixa pressão estende uma frente fria, que intensifica o ar frio sobre toda o Sul e também em parte do Sudeste e Centro–Oeste, informa o Inmet.

Na terça-feira, a umidade continua presente no Rio Grande do Sul, o vento aumenta de intensidade na faixa Leste da região, e ocorrem chuviscos e chuva fraca isolada, inclusive na Grande Porto Alegre.

Na tarde da quarta-feira (29), o tempo começa a ficar mais seco sobre a faixa leste do Rio Grande do Sul, com a entrada de sistema de alta pressão e o afastamento da baixa pressão para o oceano.

Devido à umidade, ao vento e ao deslocamento de ar a sensação térmica será de frio. Madrugadas frias serão observadas até a quinta-feira (29), com mínimas perto de zero grau nas áreas serranas, e entre 5 graus e 10 graus em ampla área do Sul.

Até o sábado um o tempo permanece estável, com predomínio de sol e sem chuvas no Rio Grande do Sul.

Com Canal Rural

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente