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Colégios particulares de Rondon superam os públicos

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Estudantes do Colégio Cristo Rei conquistaram a maior média geral do Enem 2010 em Marechal Rondon

 

A exemplo do que ocorre em nível nacional, as escolas da rede privada de ensino de Marechal Cândido Rondon se destacaram quanto à nota média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010), divulgadas ontem (12).
O Colégio Cristo Rei conquistou a maior média geral de todo o município, somando 602,6 pontos (redação + objetivas). Já o Colégio Luterano Rui Barbosa se destacou na obtenção da maior pontuação na média das questões objetivas.
Por sua vez, o Colégio Nilso Franceski, do distrito de Iguiporã, teve a maior média geral entre as escolas públicas do município, somando 555,03 pontos.
A comparação entre a nota mais alta entre as públicas e as privadas revela uma diferença de quase 50 pontos, ou 8,57%. Já entre as notas mais baixas a distância representa em torno de 90 pontos, o equivalente a 17,78%.

A nota mais baixa registrada entre as escolas particulares rondonenses é cerca de 8,08% superior à nota mais alta entre as públicas do município.
Em Marechal Rondon, praticamente todos os estabelecimentos de ensino se saíram melhor na prova de redação, inclusive com notas superiores à média conquistada por cada instituição.
A maioria das escolas registrou como pior média a nota em Ciência da Natureza. As exceções foram o Colégio Rui Barbosa, que teve a menor média em Linguagens e Códigos (558,21) e Marechal Rondon, que registrou a mais baixa em Matemática (461,96).
Todos os educandários particulares apontaram índices de participação superior a 75%, enquanto nas instituições públicas a maioria das escolas ficou entre 50% e 75%.
O Enem é utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. O objetivo é democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Resultado
Conforme o diretor do Colégio Cristo Rei, Euclides Benke, a informação sobre a conquista da maior média do município no Exame Nacional foi recebida com muita euforia pela comunidade escolar. “Este é o primeiro ano que participamos, já que em anos anteriores não conseguíamos somar o mínimo de dez participantes no exame”, esclarece.
Na avaliação dele, o destaque alcançado se deve a uma somatória de motivos que se complementam. “Acredito que a conquista se deve à qualidade do nosso material pedagógico, ao clima organizacional e ao quadro de profissionais comprometidos que temos”, salienta.
Benke frisa que uma ênfase tem sido dada desde 2009 à capacitação dos professores, o que tem favorecido a melhoria do ensino. “Buscamos oferecer um complemento aos educadores tanto na questão pedagógica como a valorização pessoal, a motivação para o trabalho e a perspectiva de crescimento, já que eles são os principais intermediadores da proposta pedagógica da escola”, enaltece. Além disso, ela lembra da importância do trabalho da coordenação, direção e até mesmo da zeladoria. “O envolvimento e comprometimento de todos é que garante esses resultados”, enfatiza.
O apoio da Associação de Pais e Mestres (APM) também é apontado como fundamental pelo diretor. “Graças ao suporte da APM é que pudemos realizar vários investimentos no município, possibilitando um crescimento muito significativo da instituição”, assegura.

Interior
A evidência entre as escolas públicas foi muito festejada pela comunidade escolar do Colégio Nilso Franceski, segundo relata a diretora Mari Lourdes Bernardi Albrecht. “Estamos muito felizes e orgulhosos pela conquista, que é fruto de um trabalho coletivo, envolvendo todo o colegiado e o comprometimento dos professores com a educação”, expõe.
O fato de ser escola de interior, acredita ela, possivelmente favoreça a participação dos pais no processo educacional. “Temos uma participação muito efetiva dos pais e da comunidade”, observa, porém, descartando a questão da proximidade geográfica. “Procuramos trabalhar de forma a trazer os pais para a escola, para que participem do processo de aprendizagem dos alunos”, afirma, lembrando que são realizadas reuniões trimestrais com os pais e responsáveis. Esse acompanhamento é que favorece chegar aos resultados.
Indagada sobre de que forma a escola buscará manter o status de um dos melhores educandários do município em relação à nota do Enem, Mari garante que será desenvolvido um trabalho de conscientização dos educadores e alunos, dando continuidade ao trabalho coletivo. “Para nós o trabalho do professor está em primeiro lugar e fazemos tudo em função do aluno. Ainda existe uma proximidade da direção com professores e também com os alunos. É um trabalho de gestão bem próximo. Tudo isso favorece”, ressalta.
Outro ponto positivo apontado por ela é o trabalho que vai além da sala de aula. “É preciso realizar atividades extraclasse para envolver os pais e a comunidade”, encerra.

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