Ford/Abradif/Rodovel Ranger
Geral Trabalho

Comemoração voltada ao meio ambiente no Oeste foca uso de plantas medicinais na culinária e saúde

Um trabalho desenvolvido no município de Itaipulândia enfocou a comemoração alusiva ao Dia do Meio Ambiente com a utilização de plantas medicinais (Foto: Divulgação)

Um trabalho desenvolvido no município de Itaipulândia enfocou a comemoração alusiva ao Dia do Meio Ambiente com a utilização de plantas medicinais. O tema, “plantas medicinais no uso doméstico – alimentação e higiene”, foi abordado pela engenheira agrônoma da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Natália Alberti e pela técnica em alimentos, Karina de Carvalho.

Na parte da manhã foi realizada palestra sobre as plantas medicinais e sua utilização, levando em consideração o relógio biológico humano, baseado na medicina tradicional chinesa. Esta técnica é útil para conciliar o uso de plantas medicinais com determinados órgãos do corpo humano. O recurso indica o sistema em funcionamento em determinado horário, o que ajuda a otimizar os efeitos dos medicamentos naturais no cuidado com a saúde. Além disso, também foi feita uma oficina prática de elaboração de repelente caseiro utilizando cravo da Índia.

Um período foi destinado para os estudantes da rede pública estadual e em outro foi abordado o mesmo tema, dando foco nas plantas medicinais na alimentação diária, com participação de agricultores, cozinheiras das escolas e estudantes com necessidades especiais do município.

Na oficina prática foi ensinado a fazer sal caseiro temperado com plantas medicinais e condimentares.

 

Com assessoria 

TOPO