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Comércio varejista cresce 7,2% no Paraná

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Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat iacute;stica (IBGE), ontem (14), o com eacute;rcio varejista do Paran aacute; cresceu 7,2% em novembro de 2009, na compara ccedil; atilde;o com o mesmo m ecirc;s do ano anterior. No acumulado do ano, a taxa eacute; de 4,8%. Em rela ccedil; atilde;o a outubro, a alta no volume de vendas com eacute;rcio varejista do Paran aacute; foi de 3,3%, superior agrave; m eacute;dia nacional (1,1%), a Santa Catarina (2,0%) e ao Rio Grande do Sul (-3,9%).
Os setores que tiveram desempenho positivo na compara ccedil; atilde;o com o mesmo m ecirc;s do ano anterior foram equipamentos e materiais para escrit oacute;rio, inform aacute;tica e comunica ccedil; atilde;o (34,2%); artigos farmac ecirc;uticos, m eacute;dicos, ortop eacute;dicos, de perfumaria e cosm eacute;ticos (28,4%); m oacute;veis e eletrodom eacute;sticos (14,1%); outros artigos de uso pessoal e dom eacute;stico (10,1%); tecidos, vestu aacute;rio e cal ccedil;ados (9,3%); combust iacute;veis e lubrificantes (2,9%) e hipermercados e supermercados (1,8%). O desempenho negativo ficou com livros, jornais, revistas e papelaria (-13,4%).
De acordo com Fernando de Lima, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econ ocirc;mico e Social (Ipardes), o resultado positivo em setores como m oacute;veis e eletrodom eacute;sticos, que ainda acumulam perdas no ano, reflete a rea ccedil; atilde;o dos consumidores agrave; redu ccedil; atilde;o de pre ccedil;os proporcionada pela isen ccedil; atilde;o tempor aacute;ria do IPI. ldquo;O crescimento da renda dos trabalhadores e baixa base de compara ccedil; atilde;o do ano anterior explicam os outros resultados. rdquo;

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