Fale com a gente

Geral Economia doméstica

Congelar os alimentos pode ajudar na economia de tempo e dinheiro no dia a dia

Publicado

em

Congelar alimentos é uma ótima solução para garantir praticidade no dia a dia e não desperdiçar comida (Foto: Divulgação)

Congelar alimentos é uma ótima solução para garantir praticidade no dia a dia e não desperdiçar comida. Comportamento que é sempre muito bem-vindo em se tratando de economia. Porém nem tudo pode ir ao freezer, uma vez que texturas podem ser alteradas e o sabor pode ser afetado.

Para o congelamento dos alimentos é importante tomar alguns cuidados. Para evitar a perda de nutrientes durante o congelamento, o ideal é levar o alimento à geladeira para esfriar logo após o preparo. E, então, coloque-o no freezer. Deixar em temperatura ambiente é perigoso, pois estimula a proliferação de microrganismos.

Outra informação bastante importante é saber o que não pode ser congelado. Esse é o caso do iogurte, ovo cru inteiro, batatas, maionese, cremes e pudins, algumas verduras e legumes (como tomate cru, pepino, rabanete), frutas delicadas (como a pera, a manga e a banana), gelatina, fermento fresco e chantilly.

 

O que pode ser congelado

Queijo ralado

Evite o trabalho dobrado e rale todo o seu parmesão de uma vez. Use e congele as sobras. Para facilitar você pode até dividir por porções e colocar em saquinhos, a fim de ter quantidades de queijo suficientes para a próxima receita.

 

Massa de cookies

Quer porções menores? Você pode fazer a receita da massa e congelar o que não for usar em bolinhas. Quando você decidir fazê-los, basta deixá-los no forno por um ou dois minutos a mais do que de costume. Ainda assim, certifique-se que o produto não seja à base de amido de milho, uma vez que a textura é alterada em temperaturas muito baixas.

 

Pão

Essa dica também é ótima para quem mora sozinho e não consegue consumir um saco inteiro antes da validade. Caso o seu pão não venha em fatias, corte, enrole-as no papel alumínio e congele. Para comer quentinho, aqueça os pedaços no forno a 150°C por cinco minutos.

 

Bananas Maduras

É comum congelar bananas para fazer shakes nutritivos e saborosos. Caso a fruta já esteja com a casca escura, aproveite para congelá-las. Quanto mais maduras, mais doce elas ficam, o que pode ser ótimo para adoçar receitas de bolos e pães.

 

Ervas frescas

Você pode comprar diferentes tipos de temperos, com várias ervas e congelar em porções. Para quem não cozinha muito ou mora sozinho, isso facilita porque oferece variedade, sem que você desperdice uma folhinha sequer. Você também pode usar formas de gelo com água. Assim é só jogar os cubinhos na panela quando estiver cozinhando.

 

Claras e gemas

Use também as forminhas de gelo. E acredite: as claras podem até virar omeletes depois de descongeladas. Mas atenção, não leve o ovo com casca ao freezer.

 

Vinho

Depois de uma noite de queijos e vinhos, guarde as sobras da bebida para receitas futuras. A dica é você congelar porções como o gelo, para dar gosto a molhos ou até mesmo fazer drinks, como sangria.

 

Champanhe

Seguindo o mesmo raciocínio do vinho, congele a champanhe em cubinhos. Algum tempo depois, você pode fazer um coquetel de suco de laranja, gelado pela bebida alcóolica. Fica uma delícia!

 

Manteiga

Corte a manteiga em cubos e congele em saquinhos. É aconselhado que o recipiente seja bem justo ao alimento, da mesma forma que o papel que embrulha a manteiga. Esse é um segredo para deixar massas e bolos mais macios.

 

Castanhas

Comprar nuts a granel pode ser mais barato, ainda mais se você adquirir grandes quantidades. Caso você não dê conta de consumir tudo, o freezer faz com que as castanhas durem mais, uma vez que não deixa os óleos do alimento ficaram rançosos.

 

Com Bem Paraná 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente