Ford/Abradif/Rodovel
Geral Jovens empreendedores

Conheça o projeto que levou Marechal Rondon a conquistar o 10º Prêmio Prefeito Empreendedor

Escola Municipal Érico Veríssimo é uma das contempladas com o projeto JEPP (Foto: Joni Lang/OP)

 

Marechal Cândido Rondon faturou a 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O município era um dos finalistas na categoria Prefeito Inovador com trabalho inscrito na modalidade Educação Empreendedora. Agora, Marechal Rondon participará da etapa nacional, agendada para 05 de junho, em Brasília, onde concorre com os vencedores das etapas estaduais.

A revelação aconteceu ontem (22), em cerimônia realizada em Curitiba. Recebeu a premiação em nome do município e do prefeito Marcio Rauber a secretária de Educação, Marcia Winter da Mota. Também prestigiaram o evento representando Marechal Rondon as assessoras pedagógicas Keli Theobald e Sandra Wissmann, o chefe de gabinete da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, André Soffa, e a servidora Clediana Scarsi Weçolovis.

 

O PROJETO

Marechal Rondon participou do prêmio inscrito na modalidade Educação Empreendedora com o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que desenvolve proposta de Educação Empreendedora para o Ensino Fundamental, por intermédio da qual incentiva os alunos a buscarem o conhecimento de forma proativa, levando-os ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores e do espírito de coletividade.

O projeto foi implementado no município no ano de 2018, envolvendo turmas de alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Estudantes da 1ª série participaram do projeto “Jovens Empreendedores – Ervas Aromáticas”, do 2º ano “Jovens Empreendedores – Temperos”, enquanto que alunos da 3ª série trabalharam o projeto “Jovens Empreendedores – Brinquedos Recicláveis”.

O JEPP procura apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

 

PILARES

Esta visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que são: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o JEPP, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

 

ESTÍMULO

“A proposta pedagógica do JEPP incentiva os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, explica a secretária de Educação, Marcia Winter da Mota.

 

ORGULHO

O prefeito Marcio Rauber parabeniza toda a equipe pela conquista. “Tenho orgulho de trazer esse reconhecimento ao nosso município. Meu agradecimento vai principalmente à equipe da Secretaria de Educação, que desenvolveu o projeto de empreendedorismo nas escolas com tanta eficiência. O melhor de tudo é saber que nossas crianças estão sendo muito bem preparadas para o futuro”, destaca.

Para este ano, a previsão é de que o projeto seja desenvolvido por aproximadamente 1,2 mil alunos da rede municipal em 60 turmas nas 17 escolas municipais.

 

PRÊMIO

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma forma de reconhecer e incentivar os gestores municipais que tenham implementado projetos com resultados comprovados de estímulo à Educação Empreendedora no município.

Nas nove edições anteriores do Prêmio, o Paraná teve 18 prefeitos reconhecidos nacionalmente, sendo o maior número de ganhadores no cenário nacional. Nesta edição, a etapa estadual do prêmio contou com a participação de 136 projetos de municípios do Paraná.

A região Oeste teve como finalistas os prefeitos Haroldo Duarte (Ubiratã), Ailton Caiero (Tupãssi), Altair de Pádua (Terra Roxa), Evandro Grade (Santa Helena), João Laufer (Quatro Pontes), Jucenir Stentzler (Palotina), Cleci Loffi (Mercedes), Ricardo Endrigo (Medianeira), Marcio Rauber (Marechal Cândido Rondon), Heraldo Trento (Guaíra), Francisco Brasileiro (Foz do Iguaçu) e Leonaldo Paranhos (Cascavel). Os prefeitos de Mercedes, Palotina, Quatro Pontes e Santa Helena também receberam premiações. Até o fechamento desta edição a reportagem de O Presente não teve acesso à lista com os vencedores em todas as categorias.

 

60 turmas de 17 escolas

O JEEP foi implementado no município em 2018, envolvendo turmas de alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Neste ano, o projeto vai atender aproximadamente 1,2 mil alunos da rede municipal em 60 turmas nas 17 escolas municipais

(Fotos: Divulgação)

 

O Presente

 

TOPO