O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) emitiu um alerta à população após identificar uma tentativa de golpe que vem sendo praticada em nome da instituição.
Segundo o comunicado, criminosos têm se passado por médicos da Central de Regulação e entram em contato, por telefone, com familiares de pacientes internados em hospitais da região. Durante as ligações, os golpistas afirmam repassar informações sobre o estado de saúde dos pacientes e tentam obter dados pessoais ou vantagens financeiras.
O Consamu reforça que não realiza contatos por telefone, mensagens ou redes sociais para divulgar boletins médicos ou qualquer outro tipo de informação sobre pacientes. A instituição também ressalta que não solicita valores, pagamentos ou doações para a realização de exames, cirurgias ou procedimentos hospitalares.
A direção do consórcio alerta que se trata de uma fraude e orienta que, em caso de ligações suspeitas, a população não forneça informações pessoais nem realize transferências de dinheiro. As vítimas devem procurar a Delegacia da Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência.
O Presente