Geral Agricultura de precisão

Copagril orienta produtores sobre análise do solo no período entressafra

(Foto: Copagril)

Estamos no período de colheita do milho safrinha e após a colheita ocorre um período propício para realizar as análises de solo e as devidas correções. A análise de solo é uma ferramenta muito importante para verificar as características e necessidades do solo.

A Copagril disponibiliza o serviço de agricultura de precisão, nesta modalidade a cada três hectares é realizada uma análise de solo, e através de cálculos de interpolação é elaborado um mapa de correção. O engenheiro agrônomo Alexandre Strelow, da equipe de assistência técnica da Copagril explica que, por meio deste método amostral, é possível corrigir de forma mais precisa o solo, sem gastos desnecessários de nutrientes durante a aplicação, pois em cada ponto da lavoura será aplicado somente à quantidade necessária de nutrientes.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

“Para se obter boas produtividades, alguns aspectos devem ser observados na análise de solo. O pH deve estar entre 5,5 a 5,9, O Potássio de 3 a 5%, o Cálcio na faixa de 35 a 50% e o Magnésio de 10 a 20%. A relação Cálcio/Magnésio deve se encontrar na proporção no mínimo 3/1(3 de Cálcio e 1 de Magnésio) e no máximo 5/1 (5 de Cálcio e 1 de Magnésio). O V% (V por cento) adequado para a maioria das culturas é de 70 a 80%”, descreve o profissional da Copagril.

Ele ainda lembra que é importante solicitar na análise de solo a determinação de Boro e Enxofre, pois estes elementos são deficientes nos solos da região Oeste do Paraná, e são fundamentais para se obter altas produtividades. “De nada adianta ter todos os demais nutrientes equilibrados e não ter quantidades de Boro e Enxofre suficientes, pois o elemento faltante é o que limita a produtividade”, completa.

A cada dois anos é importante realizar uma nova análise de solo, com ela fica mais fácil de tomar decisões técnicas, tais como na recomendação de Calcário e a formulação mais adequada dos fertilizantes de base.

A análise do solo e a correção devem ser acompanhadas e orientadas por profissional técnico qualificado e a equipe do setor agronômico da Copagril está disponível para acompanhar o cooperador e produtor nas atividades de manejo.

 

Com Copagril

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO