Fale com a gente

Geral

Cresce número de habitantes dos municípios da região

Publicado

em

Carina Ribeiro/OP
Em Marechal Cândido Rondon a população apresentou crescimento: número saltou de 46.819 para 47.265 habitantes

 

A maioria dos municípios da região de Marechal Cândido Rondon teve revisado para cima o número de habitantes na nova estimativa populacional divulgada ontem (31) no Diário Oficial da União pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa de população residente tem como referência a data de 1º de julho de 2011 e demarca o período de um ano após a realização do Censo Demográfico 2010.
Nos 13 municípios levantados pela reportagem de O Presente (ver box), a média de crescimento populacional em relação ao levantamento do Censo 2010 ficou em 0,993%. O destaque foi para a cidade de Itaipulândia, que registrou aumento de 1,86%, passando de 9.026 para 9.194 habitantes. Em seguida aparece Toledo, com alta de 1,35% no período, vindo em seguida o município de Pato Bragado, com índice de elevação de 1,22%. Entre Rios do Oeste ampliou 1,17% e Marechal Rondon e Santa Helena empataram em 0,95%. A única cidade que apresentaria recuo da população, segundo estimativa do IBGE, seria Maripá, que teria redução de 0,28%.

Novos parâmetros
De acordo com o coordenador de Subárea do IBGE, Carlos Alberto Sá, a divulgação da estimativa é um procedimento padrão realizado anualmente pelo Instituto e que visa atualizar os números referentes à população residente. “Os novos números são relevantes para os órgãos dos governos, ministérios, prefeituras e também serve como um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios”, explica.
Ele acrescenta que as estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários.

Cálculo
Segundo o coordenador, dentre os critérios utilizados para o cálculo da estimativa estão a média de crescimento de Censo para Censo (a cada dez anos), a taxa de crescimento anual, o número de nascidos vivos, a taxa de mortalidade e migração da população. “Vários fatores compõem a análise realizada pelo IBGE para alcançar os números. São cálculos estatísticos de demógrafos, entre outros”, expõe.

Brasil
O IBGE listou as estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros. Estima-se que o Brasil tenha 192.376.496 habitantes, 1.620.697 a mais que em 2010, quando a população chegou a 190.755.799.
São Paulo continua sendo a cidade mais populosa, com 11,3 milhões de habitantes, seguida por Rio de Janeiro (6,4 milhões), Salvador (2,7 milhões), Brasília (2,6 milhões) e Fortaleza (2,5 milhões). A Capital Federal, que em 2000 ocupava o 6º lugar entre os municípios mais populosos, passou, em 2011, para o 4º lugar. Belo Horizonte, que em 2000 estava na 4ª posição, em 2011 caiu para a 6ª (2,4 milhões), sendo ultrapassado por Brasília e Fortaleza. Os 15 municípios mais populosos somam 40,5 milhões de habitantes, representando 21% da população.

Revisão
Sá menciona que os dados divulgados ainda são passíveis de contestação. Está previsto em lei que até 20 dias após a publicação das estimativas (ontem), os interessados poderão apresentar reclamações fundamentadas ao IBGE, que decidirá conclusivamente. Em seguida, até 31 de outubro, o IBGE encaminhará as estimativas definitivas ao Tribunal de Contas da União.

Copyright © 2017 O Presente