Fale com a gente

Geral Imposto de Renda

Depois do feriado, é hora e começar a pensar na declaração do IRPF

Publicado

em

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Todo contribuinte Pessoa Física deve prestar contas à Receita Federal, enviando sua declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O prazo normalmente tem início em março. As regras e normas deste ano ainda serão comunicadas pela Receita. No ano passado, por causa da pandemia, o prazo final para entrega da declaração foi estendida. Vale lembrar que declarações enviadas fora do prazo geram multa.

Para evitar qualquer tipo de contratempo ou correria para a entrega dentro do prazo, é recomendado a organização prévia dos documentos a serem utilizados para que o contribuinte possa preencher sua declaração de forma tranquila, rápida e segura, e assim evitar a correria do fim de prazo.

Os documentos básicos que devem estar à mão para o preenchimento do documento são os salários e vencimentos; benefícios, aposentadorias e pensões; renda variável; documentos de bens e direitos, dívidas e ônus; recibos de pagamentos e doações efetuadas; informações gerais pessoais, como nome completo, CPF e dados bancários.

Para quem faz a declaração completa, é bom separar ainda despesas médicas e notas fiscais fornecidos pelos profissionais. O mesmo com o pagamento de mensalidades escolares. Se vendeu imóvel ou veículo, também deve ter comprovantes de rendimento.

 

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente