Pref. MCR Ecoturismo_
Geral

Desfile Cívico deve reunir mais de 3 mil participantes

Fábio  Ulsenheimer
desfile

Cerca de 3,2 mil pessoas de 93 instituições, entre escolas públicas e privadas, associações, clubes de serviços, secretarias, programas de governo, corporações, entre outros vão participar nesta quarta-feira, 7 de setembro, do Desfile Cívico da Semana da Pátria. A programação começa às 8h30min, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. A concentração dos participantes será na rua Pedro dos Santos Ramos, enquanto o desfile na Raimundo Leonardi, em frente ao Horto Municipal, onde será montado um palco para as autoridades.

Logo após a execução do hino nacional, três estudantes vão conduzir o fogo simbólico até a pira, que permanecerá acesa no palco das autoridades. Representando a diversidade, tema do desfile deste ano, o fogo será conduzido pelos estudantes Vinícius Gabriel Soares Alecrim de Paula, da escola municipal Shirlei Lorandi, campeão de badminton; Breno Eduardo Johann, campeã de badminton adaptado, do colégio La Salle e Silvia Vieira Alves, 80 anos, estudando do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Depois do pronunciamento do prefeito José Carlos Schiavinato será aberto oficialmente o desfile.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

Neste ano, comenta a diretora do Departamento de Educação, Eliana Buzin, da coordenação do desfile, cinco fanfarras deverão acompanhar os participantes do desfile. Somente as crianças da educação infantil apresentam-se ao som de música. Os demais serão com o acompanhamento das fanfarras das escolas de Novo Sarandi, Novo Sobradinho e São Luiz do, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da escola de Ouro Verde do Oeste, que vem a Toledo pela primeira vez participar de um desfile. “Organizamos a participação das fanfarras entre os grupos, permitindo assim que elas possam fazer a sua apresentação e acompanhar os demais participantes”, explica Eliana.

Como nos anos anteriores, também haverá apresentação de carros e efetivo das Polícias Militar, Corpo de Bombeiros e Segurança e Trânsito, que em seguida auxiliarão na segurança do local. Há 13 anos sem chuva no dia do desfile, Eliana Buzin espera que o tempo novamente colabore neste feriado, permitindo assim uma bela apresentação. Caso amanheça chovendo, o desfile será cancelado. Ela convida a todos para participar, destacando que será uma bonita festa cívica, que lembrará a diversidade e mostrará ações que estão sendo desenvolvidas internamente em escolas, entidades, clubes, grupos e organizações. Conforme ela, o desfile cívico de Toledo tem servido de exemplo inclusive para outros municípios, que pretendem vir a Toledo para acompanhar a apresentação e conhecer o sistema de organização do evento.

TOPO