São João é conhecido como o “Santo Festeiro”. Essa festividade faz parte das tradicionais comemorações das festas juninas do país, que são celebrações no mês de junho marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.
O dia de São João é comemorado em 24 de junho para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo e faz parte do calendário da Igreja Católica.
No mês de junho também é comemorado o Dia de Santo Antônio, no dia 13, e o Dia de São Pedro, dia 29.
História de São João Batista
São João nasceu no dia 24 de junho, em Israel, na cidade de Aim Karim, situada a seis quilômetros de Jerusalém. Seu pai era sacerdote e chamava-se Zacarias. Sua mãe, conhecida como Santa Isabel, era prima de Santa Maria, mãe de Jesus.
O casal nunca tinha tido filhos. Estudos indicam que, além de idosa, Santa Isabel era estéril. No entanto, um dia, o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que eles teriam um filho e ele deveria se chamar João. O acontecimento foi considerado um milagre.
São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por ele nas margens do rio Jordão.
Morte de São João Batista
João é lembrado como o primeiro mártir da Igreja. Segundo o Novo Testamento, o profeta denunciou a vida adúltera do rei Herodes Antipas. O monarca havia se envolvido com sua ex-cunhada, Herodíades.
No aniversário de Herodes, a filha de Herodíades, Salomé, dançou de forma tão surpreendente que, admirado, o rei prometeu dar o que ela quisesse. Salomé, incentivada pela mãe, pediu a cabeça de João Batista em uma bandeja. Antipas, então, ordenou a prisão do santo, que morreu decapitado na cadeia, no dia 29 de agosto.
Festa Junina no Brasil
As festas juninas eram tradições bastante populares em Portugal e Espanha, e os portugueses trouxeram durante a colonização, assim como outras tradições. Inicialmente, a festa era conhecida como ‘Festa Joanina’, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, por ocorrer em junho.
O crescimento da festividade aconteceu sobretudo no Nordeste. A festa representa a gratidão aos santos pelas chuvas nas lavouras e impulsiona a economia local. As duas maiores festas juninas do Brasil duram 30 dias e são realizadas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).
Nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, o dia de São João é feriado. Este também é um feriado municipal nas cidades onde o santo é padroeiro e em outras que homenageiam o santo.
Antes do nascimento de São João, Santa Maria perguntou à Isabel como ela saberia do nascimento. Então Santa Isabel disse que, nesse dia, ela acenderia uma grande fogueira para que, de longe, a prima soubesse que o bebê havia vindo ao mundo. Por esse motivo, a fogueira é o símbolo principal do Dia de São João.
Feriado
O governo federal não inclui o dia de São João, um dos santos mais populares das festas juninas, entre os feriados ou pontos facultativos do calendário oficial deste ano. Mas isso não impede que a data seja celebrada com folga em várias partes do país.
Estados e municípios têm autonomia para adotar a celebração como dia de descanso local, desde que isso esteja previsto em lei. Na terça-feira (24), trabalhadores de pelo menos cinco capitais vão poder aproveitar o dia dedicado ao santo com descanso garantido.
Em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), famosas pelas festas de São João, e em Niterói (RJ) e Barueri (SP), onde São João é o padroeiro, o dia 24 de junho também é feriado.
Em Alagoas, por sua vez, o 24 de junho é feriado estadual.
Nessas cidades, a regra é que os trabalhadores sejam liberados do trabalho no dia 24. Se isso não acontecer, eles têm direito a receber o pagamento em dobro ou ganhar uma folga em outro dia.
Com Catve e G1
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp