O uso de aparelhos como o celular e o GPS enquanto se dirige aos poucos vai se equiparando com o álcool como responsável por acidentes de trânsito sérios. Um novo estudo do Centro de Tecnologia Allianz (AZT) mostra que o risco de um acidente cresce drasticamente quando os motoristas dividem a atenção entre o trânsito e a tecnologia. De acordo com os especialistas, um décimo dos acidentes de trânsito com morte é causado por motoristas distraídos.
O estudo da Allianz mostrou que 60% dos motoristas que tiveram um acidente nos últimos três anos afirmaram que estavam usando o telefone celular enquanto dirigiam. Apenas 37% dos motoristas que afirmaram fazer o mesmo não se envolveram em acidentes. “Isso não é nenhuma surpresa”, diz Jochen Haug, diretor de Sinistros da Allianz Alemanha.
O uso crescente do celular no Brasil também tem feito com que a combinação celular e direção aumentem em mais de 400% as chances de acidentes, segundo uma pesquisa nacional de 2016.
Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o motorista perde, no mínimo, cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.
Estatísticas também mostram que a cada oito minutos, em média, um motorista é multado no Paraná por estar fazendo uso do celular ao volante. O uso indiscriminado dos aparelhos também aparecem entre as principais causas de acidentes no Estado, dividindo o lugar justamente com o uso do álcool.
O mês de maio é dedicado ao Maio Amarelo, de prevenção e conscientização aos acidentes de trânsito.
Com informações Bem Paraná