
Com 276 delegados a seu favor, o empresário Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos contra 218 delegados da candidata democrata Hillary Clinton. Trump passou dos 270 votos necessários às 5h32.
Apesar das pesquisas apontarem sua oponente, a democrata Hillary Clinton, como favorita ao posto, ainda que poucos pontos à frente, Trump surpreendeu e garantiu a vitória após conquistar estados importantes como Flórida, Ohio e a Carolina do Norte. Apenas com essas vitórias, ele garantiu 62 delegados no colégio eleitoral – para conquistar a vitória são necessários 270.
O republicano também teve bom desempenho em estados tradicionalmente republicanos como Alabama, Louisiana e Mississippi e no Texas. Apenas no último estado, ele garantiu mais 38 delegados favoráveis à sua eleição.
Já Hillary se saiu melhor em redutos tradicionalmente democratas como a Califórnia e Nova York. Apesar de garantirem um grande número de delegados para a democrata – 84, se somados os dois – Trump saiu ganhando em vários estados que eram considerados fundamentais para a decisão da disputa.
A candidata derrotada, no entanto, não deve fazer nenhum pronunciamento público até a manhã desta quarta-feira (9). Seu assessor John Podesta se dirigiu a uma multidão que se concentrava em Manhattan – a poucos quarteirões do QG republicano – e pediu que todos fossem para casa. “Eu sei que vocês estão aqui há muito tempo. E eu digo, nós podemos esperar mais um pouco”.
Segundo a CNN, Hillary telefonou para Trump na madrugada desta quarta-feira para cumprimentá-lo pela vitória. Ainda não se sabe quais foram as palavras da ex-secretária de Estado ao presidente eleito.