Fale com a gente

Geral Alinhamento

Encontro reúne coordenadores de convênios de Itaipu e Lindeiros

Publicado

em

Encontro foi realizado em Medianeira, na última quinta (30) e sexta-feira (31) (Foto: Conselho dos Municípios Lindeiros)

Coordenadores dos 55 municípios do Programa Cidades Sustentáveis e do Projeto Encontros e Caminhos participaram, na última quinta (30) e sexta-feira (31), em Medianeira, de um trabalho de imersão para alinhamento. O objetivo foi discutir iniciativas que possam ser colocadas em prática nos dois convênios, mantidos entre Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e administrações municipais.

Segundo a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, os coordenadores do Encontros e Caminhos, assim como do Cidades Sustentáveis, são os mesmos em diversos municípios – por isso o encontro foi desenvolvido conjuntamente.

Objetivo foi debater ideias que pudessem ser colocadas em prática conjuntamente (Foto: Conselho dos Municípios Lindeiros)

Luciany Franco, gestora do Programa Cidades Sustentáveis pela Itaipu Binacional, ressaltou que, em muitos casos, os dois convênios se complementam. “Queremos que os projetos sejam integrados para aproveitarmos melhor não só a ação, mas também os recursos públicos. O objetivo é fortalecer os dois programas nos municípios”, ressaltou o assessor da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Gilmar Secco.

O trabalho conjunto pode ser positivo, tanto para o Projeto Encontros e Caminhos, quanto para o Programa Cidades Sustentáveis, tendo em vista a complementariedade possível entre as ações e iniciativas dos dois convênios.

 

Apoio mútuo

O Projeto Encontros e Caminhos consiste em uma jornada de atividades de resgate, reconhecimento e construção da identidade territorial do Oeste do Paraná e Mundo Novo (MS). O intuito é gerar o desenvolvimento sustentável, com base no eixo “cultura da sustentabilidade”, alinhado às boas práticas da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e às lideranças que atuam em prol da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida nos 54 municípios da área de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Em grande parte dos municípios, os programas são geridos pela mesma pessoa (Foto: Conselho dos Municípios Lindeiros)

No caso do Programa Cidades Sustentáveis, a gestão nacional é da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. O conjunto de ações nos municípios está referendado na Plataforma Cidades Sustentáveis, e na parceria desenvolvida como Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com iniciativas que levam em conta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), e servem de parâmetro para a caracterização de boas práticas. Os municípios do Oeste trabalham em parceria para que a região alcance um ambiente de sustentabilidade em sintonia com as metas e objetivos globais.

 

Eixos

Os municípios seguem como parâmetro 12 eixos temáticos que referem-se à Ação local para a saúde; Bens naturais comuns; Consumo responsável e opções de estilo de vida; Cultura para a sustentabilidade; Do local para o global; Economia local, dinâmica, criativa e sustentável; Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; Equidade, justiça social e cultura de paz; Gestão local para a sustentabilidade; Governança; Melhor mobilidade, menos tráfego e planejamento e desenho urbano.

 

Com JIE Itaipu Binacional 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente