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Estado garante novas delegacias para Rondon e Guaíra

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Ao assumir o cargo de governador, Beto Richa anunciou que a segurança pública no Paraná seria tratada de uma forma diferente e com maior atenção em relação ao governo anterior. Garantiu que seriam investidos maiores recursos, inclusive na região de fronteira, que durante muitos anos foi deixada de lado. Poucos meses depois, o governo já dá sinais de que realmente está comprometido com a questão.

Recentemente, o governador lançou o programa Paraná Seguro, que visa reestruturar o sistema de segurança pública no Paraná. O projeto prevê, entre outras ações, a contratação de mais policiais, compra de viaturas, armas, munição e equipamentos, construção e revitalização de batalhões, delegacias e sedes do IML, capacitação profissional, fortalecimento das corregedorias, criação da ouvidoria da polícia e a criação do novo Fundo de Segurança Pública. Agora a população aguarda para ver a iniciativa sendo de fato colocada em prática.

Ontem (12) o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Marcus Vinicius Michelotto, concedeu entrevista exclusiva à reportagem do Jornal O Presente. Conforme a autoridade, os paranaenses podem ter a certeza que a situação da segurança pública vai melhorar no Estado a partir deste programa. “A situação que recebemos o Paraná foi difícil e caótica e com certeza será revista com as novas ações do governo”, afirma.  

Sobre a precariedade do setor de segurança em municípios como Palotina, Guaíra e Marechal Cândido Rondon, Michelotto garantiu que haverá melhorias tanto em termos de estrutura como de ampliação do efetivo, mas ressaltou que isso não pode ser feito de um dia para o outro. “A população não tem mais paciência com a falta de segurança, pois é uma espera de muito tempo, mas é isso que precisamos pedir para a população: um pouco de paciência, pois podem ter certeza que as coisas vão mudar no Paraná”, garante.

Prioridades

De acordo com o delegado-geral, a construção de novas delegacias para Guaíra e Marechal Cândido Rondon está na lista das 95 unidades que serão edificadas e enaltece que é uma prioridade atender os dois municípios na região. No caso do município guairense, a doação de um terreno já foi realizada pela prefeitura, enquanto que no município rondonense este processo ainda está em tramitação. “Algumas cidades da Costa Oeste vão receber unidades novas, e as cidades que não contarem com novas construções terão as delegacias reformadas ou vão entrar em outra ordem de prioridades”, declara.

A autoridade policial menciona que as delegacias integram o Projeto Padrão, que visa proporcionar melhores condições de atendimento ao usuário do sistema e melhores condições de trabalho para os servidores. “O governo já está viabilizando a questão financeira. As novas delegacias devem começar a sair do papel até o começo do ano que vem, até porque precisamos contratar engenheiros e arquitetos para fazer o plano de edificação”, destaca.

Conforme o Projeto Padrão disponibilizado no site da Polícia Civil do Paraná, a nova delegacia deve ter otimização de espaços e o acesso ao público será separado do acesso de funcionários. O projeto prevê ambientes como recepção, sala de espera e ilha de atendimento para elaboração de boletins de ocorrência e serviços do Fundo Especial de Reequipamento Policial (Funrespol).

Constam ainda o gabinete para o delegado-chefe, banheiros, cartório, superintendência, secretaria, plantão, alojamento, refeitório, depósito, setor de detenção provisória com parlatório, sala de reconhecimento, triagem e compartimentos para homens, mulheres e adolescentes.

Segundo Michelotto, ao receber a nova delegacia deve ser transferida da Secretaria de Estado de Segurança Pública para a Secretaria de Estado de Justiça a responsabilidade do cuidado com os presos. “Pretende-se fazer com que os policiais civis deixem de cuidar dos presos para que possam atuar em suas funções. Isso já está acontecendo em várias localidades”, aponta.

Novo concurso

Sobre o novo concurso para ampliação do efetivo policial, o delegado-geral informa que o processo já foi autorizado pelo governador Beto Richa. Até o final da gestão devem ser contratados 400 novos delegados. “Já estamos trabalhando neste concurso”, cita. “Pretendemos destinar maior efetivo para a região de fronteira, que com certeza receberá uma atenção especial do governo. O governador anunciou o Batalhão de Fronteira da Polícia Militar, que contará com aproximadamente 550 policiais militares. Na parte da Polícia Civil, com a nova nomeação que deverá ocorrer de concursos anteriores, vamos dar uma grande atenção à região”, acrescenta.

Elevação da delegacia

Em Marechal Rondon, está começando a surgir um movimento que tem como objetivo pleitear a elevação da Delegacia de Polícia Civil para Subdivisão Policial. Sobre o assunto, o delegado-geral é enfático: “Não é isso que a comunidade deve pleitear, e sim melhor estrutura. Não adianta mudar o nome se a estrutura continuar a mesma. Estamos com um governador que tem sensibilidade para isso e a comunidade pode esperar que as coisas vão melhorar”, conclui Michelotto.

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