Os Estados Unidos devem suspender temporariamente o processamento de vistos para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pela emissora norte-americana Fox News, que afirma ter tido acesso a um memorando interno do Departamento de Estado.
De acordo com o documento, a medida passa a valer a partir de 21 de janeiro e orienta os consulados a negarem pedidos de visto conforme a legislação vigente enquanto o governo realiza uma nova análise dos critérios de triagem e verificação dos solicitantes. Não há previsão para o fim desse processo de revisão.
Ainda segundo a Fox News, a decisão faz parte de uma estratégia do governo do presidente Donald Trump para impedir a entrada de pessoas consideradas com risco de se tornarem dependentes de programas públicos.
A emissora destaca que ainda não está claro se os vistos de turismo também serão afetados pela suspensão. Até o momento, o Departamento de Estado dos Estados Unidos não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
Com a medida, o Brasil passa a integrar a mesma lista de países como Irã e Rússia, que também terão os processos de emissão de vistos impactados.
Na segunda-feira (11), o próprio Departamento de Estado informou que os Estados Unidos já ultrapassaram a marca de 100 mil vistos revogados, em mais um sinal do endurecimento da política migratória. O número representa um aumento de cerca de 150% em relação a 2024, conforme dados oficiais do órgão.
Com a nova medida, o Brasil passa a integrar a mesma lista de países como Irã e Rússia, que também terão os processos de emissão de vistos impactados durante o período de revisão.
Com Catve
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp