O Presente
Geral

Exposição no Museu Willy Barth retrata histórias de migração e recomeços em Toledo

Mostra fotográfica reúne 40 retratos de migrantes de diferentes países e propõe reflexão sobre acolhimento, diversidade cultural e novos começos.


calendar_month 1 de fevereiro de 2026
2 min de leitura

A alegria dos recomeços em contraste com a dor da partida é o fio condutor da exposição fotográfica “Retratos da Migração”, que será aberta ao público na próxima quinta-feira (05), no Museu Histórico Willy Barth, em Toledo. A mostra permanece em cartaz até 27 de fevereiro, com entrada gratuita.

A exposição reúne 40 retratos captados pela fotógrafa Gi Costa, que registram histórias de migrantes de países como Angola, Argentina, Haiti, Venezuela e Cuba, além de brasileiros em processos de migração interna. As imagens evidenciam rostos, olhares e expressões que traduzem trajetórias marcadas por desafios, mas também por esperança e reconstrução.

O projeto tem produção cultural de Jaqueline Machado e foi viabilizado por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Secretaria da Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura (MinC).

Para o museólogo Luan da Rosa Pacheco, a exposição convida o público a refletir sobre o papel do acolhimento e da convivência entre diferentes culturas no município. “Queremos provocar um sentimento de reflexão sobre a importância de receber pessoas de diversas origens em Toledo. Os sorrisos, os olhares e as emoções presentes nos retratos mostram o quanto o acolhimento, a segurança e a possibilidade de prosperidade são fundamentais para esses povos”, afirma.

Segundo ele, a exposição foi pensada em parceria com a ONG Embaixada Solidária, sediada em Toledo e referência no atendimento a migrantes no Oeste do Paraná. “Será uma viagem pelas histórias, rostos e percursos de quem atravessa fronteiras em busca de novos começos. Os retratos são de migrantes que procuraram apoio e acolhimento na Embaixada Solidária após seus processos migratórios”, explica.

Luan destaca ainda a escolha estética da mostra. “A mensagem central é a alegria do recomeço. Por isso, optamos por retratos coloridos e sorridentes, que mostram que, apesar da dor das partidas e do que ficou para trás, a alegria também faz parte dessas novas etapas da vida”, ressalta.

O Presente com Prefeitura de Toledo

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.