Fale com a gente

Geral

Faculdade do Trabalho agiliza qualificação da mão de obra

Publicado

em

A qualificação profissional tem sido uma marca da terceira gestão do prefeito de Palotina Luiz Ernesto de Giacometti. Ao assumir a prefeitura, em janeiro de 2009, Luiz Ernesto e sua equipe tem dispensado atenção especial na preparação e qualificação da mão de obra. O processo de transformação econômica que o município de Palotina, sexto maior PIB da região Oeste do Paraná, vem experimentando nos últimos tempos, despertou o interesse da população em participar de cursos de qualificação profissional. Para se ter uma idéia, desde sua inauguração em agosto de 2010 até hoje a Faculdade do trabalhador já qualificou cerca de 1.800 pessoas.

De acordo com o prefeito Luiz Ernesto, o objetivo de colocar em funcionamento o espaço denominado Faculdade do Trabalhador, um espaço totalmente reformado com estrutura digna dos melhores centros de formação de mão de obra, é fazer frente às transformações cada vez mais constantes e radicais que ocorreram no mercado de trabalho nas últimas décadas que passaram a exigir novas qualificações dos trabalhadores para atender necessidades das empresas e do público consumidor. “A formação profissional desempenha papel importante, pois é a via pela qual os trabalhadores incorporam conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços, por meio de processos educativos desenvolvidos por entidades e parcerias nos municípios”, destaca Luiz Ernesto.

Na última sexta-feira (19), com uma carga horária de 52 horas/aula, três turmas do curso de Instalação de ar condicionado Split, totalizando 38 alunos receberam a certificação de conclusão do curso. O curso que foi executado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem – SENAI, foi ministrado pelo instrutor Marcelo Andre Hegele, sendo que as aulas aconteceram numa unidade móvel que foi inaugurada pelos alunos de Palotina. Na mesma noite, foi entregue também os certificados para 20 alunos que participaram do primeiro curso de formação de pedreiro de Palotina.

O curso de pedreiro teve a duração de 160 horas e as aulas teóricas do foram ministradas na Faculdade do Trabalhador pelo instrutor Antonio Gregório da Silva Junior e a parte prática foi ministrada no canteiro de obras da empresa Habita Brasil pelo instrutor Altair Rocha. O curso também foi realizado entre a parceira Prefeitura e SENAI.   

Participaram da cerimônia de entregas de certificados o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti, secretário de Assistência Social, Darcy Gris, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Jucenir Stenzler, presidente da Câmara de Vereadores Luiz Sevignani, vereador Osvaldo Paulino de Freitas, o Val, além de Denise Maria Limberger – Coordenadora Técnica do SENAI e a Gerente da Agência do Trabalhador de Palotina e Coordenadora de Qualificação, relações do Trabalho, Emprego e Renda Roselei Gubert Delai.

Copyright © 2017 O Presente