O Presente
Geral

Falha em lançamento de foguete é registrada no Centro de Alcântara

Tentativa ocorreu na noite desta segunda-feira (22) e não deixou feridos


calendar_month 23 de dezembro de 2025
2 min de leitura

Tentativa de lançamento de foguete terminou sem sucesso na noite desta segunda-feira (22) no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O foguete sul-coreano HANBIT-Nano apresentou uma falha logo após a decolagem e acabou explodindo ainda nos primeiros instantes da operação.

Imagens feitas no local mostram que, pouco depois do início do voo, uma intensa bola de fogo se formou ao redor da estrutura, indicando o problema técnico. Até o momento, as causas da falha não foram oficialmente divulgadas e a Força Aérea Brasileira ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

De acordo com especialistas do setor aeroespacial, situações como essa são relativamente comuns em projetos que envolvem novas tecnologias ou estão em fase inicial de testes. Apesar do insucesso, a missão tinha grande importância histórica, pois marcaria o primeiro lançamento de um foguete com capacidade orbital a partir do território brasileiro.

Inicialmente, o lançamento estava previsto para ocorrer na quarta-feira (17). No entanto, durante a etapa final de averiguação dos sistemas, foi detectada uma anomalia em parte do sistema de refrigeração do oxidante do combustível. Na sexta-feira (19), houve nova tentativa, mas a operação foi interrompida novamente em razão do funcionamento anormal de uma válvula de ventilação, instalada no tanque de metano líquido do segundo estágio do veículo.

No início da tarde desta segunda-feira, a FAB, que coordena a operação de lançamento, informou que reiniciou a sequência de testes para o lançamento do foguete Hanbit-Nano. 

Um total de oito cargas úteis estão dentro da coifa na parte superior do veículo de lançamento: cinco pequenos satélites para colocação em órbita e três dispositivos experimentais, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.

Catve com Agência Brasil

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.