Copagril – Sou agro com orgulho
Geral Tempo severo

Frente fria avança e traz chuva forte à região Sul; risco de temporais é maior no Oeste do Paraná

(Foto: Divulgação)

Chuva forte e temporais devem atingir os três Estados do Sul do Brasil neste fim de semana com a atuação de um centro de baixa pressão e o deslocamento de uma frente fria pela região. A chuva pode ser volumosa em algumas áreas e há risco de tempestades com vento forte e granizo. A mudança do tempo começa neste sábado (23) pelo Rio Grande do Sul.

Áreas de instabilidade vão trazer chuva primeiramente para a fronteira Oeste e que rapidamente vai se deslocar para as demais regiões.

Copem/Pedalando Por Bíblias

O domingo começará com chuva em diversos pontos ainda do Estado gaúcho na madrugada e no período da manhã. As precipitações devem ocorrer mais no Sul e na Metade Leste, o que inclui as regiões de Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul. No decorrer do domingo, as nuvens de chuva se afastam e a nebulosidade diminui com a presença do sol à tarde na maior parte do Rio Grande do Sul.

Nied 2021 K1

 

PARANÁ E SANTA CATARINA

Combate Max Natal

O tempo muda radicalmente em Santa Catarina e no Paraná durante o sábado. Inicialmente, a chuva atinge mais áreas do Oeste dos dois Estados. Da tarde para a noite do sábado, chuva e temporais são esperados na maioria das regiões catarinenses e paranaenses. Apenas pontos do Paraná mais perto de São Paulo, no Nordeste paranaense, devem ter a chegada da chuva só no começo do domingo.

Rui Sonho nov/dez 2

 

PREVISÃO DE CHUVA FORTE

No deslocamento da frente fria pelo Sul do Brasil, a chuva pode ser forte a intensa em diversas localidades. As regiões com maior chance de chuva forte são a Metade Norte do Rio Grande do Sul, em especial o Noroeste e o Norte gaúcho; a maioria das áreas de Santa Catarina com maior risco no Meio-Oeste e no Oeste no sábado e no Nordeste catarinense no começo do domingo; e todas as regiões do Paraná com chuva forte no Oeste e no Sul até o final do sábado e nas demais regiões do Estado durante o domingo.

Os mais altos volumes devem ocorrer no Paraná, com marcas acima de 100 mm e registros em alguns pontos acima de 150 mm, entretanto vários locais da Metade Norte gaúcha e de Santa Catarina podem ter registros acima de 50 mm.

 

RISCO DE TEMPORAIS

É alto o risco de tempestades localizadas durante o deslocamento do sistema frontal pelo Sul do Brasil neste fim de semana. Podem ocorrer temporais em diferentes pontos com elevada incidência de raios, granizo e fortes rajadas de vento. O risco de temporais é maior no Noroeste do Rio Grande do Sul e no Oeste do Paraná. Um centro de baixa pressão térmico vai atuar durante o sábado sobre o Paraguai com calor acima de 40ºC à tarde em algumas cidades do país vizinho. Este ambiente favorecerá nuvens de grande desenvolvimento vertical com altas taxas de instabilidade atmosférica, o que explica o risco de tempo severo isolado no sábado ser maior no Noroeste gaúcho e no Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Os índices de refletividade previstos pelos modelos em suas projeções de simulação de radar sinalizam uma elevada chance de ocorrência de granizo em pontos da Metade Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e no Paraná durante o deslocamento da frente fria pelo Sul do Brasil neste fim de semana.

 

 

https://metsul.com/alerta-de-chuva-forte-e-temporais-no-sul-do-brasil/ .

 

 

Com MetSul

Grupo Costa Oeste 2021

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO