Fale com a gente

Geral Mudança do tempo

Frente fria se desloca e muda o tempo no Sul do Brasil

Instabilidade já tomou conta do Rio Grande do Sul com altos volumes de chuva e agora muda o tempo em Santa Catarina e no Paraná

Publicado

em

(Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira e instabilizou o tempo em todo o Rio Grande do Sul com chuva. A instabilidade começa a ingressar pelo Sudoeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina. A imagem de satélite do final da manhã desta quinta mostrava o sistema frontal se deslocando pelo Sul do país associado a um centro de baixa pressão sobre o território gaúcho.

(Foto: MetSul Meteorologia)

Chama atenção na imagem de satélite a curvatura da instabilidade por conta da área de baixa pressão que está no Rio Grande do Sul. É o que explica que algumas áreas entre o Centro e o Noroeste estejam com tempo aberto, condição que nas próximas horas pode alcançar outros pontos do estado gaúcho, sobretudo da Metade Norte.

É uma situação que já havia sido antecipada. Algumas áreas teriam chuva seguida de aberturas de sol e aquecimento com sensação de abafamento, mas depois voltaria a chover. Por isso, depois de uma manhã chuvosa, existe a possibilidade de melhoria nesta tarde com aberturas de sol e elevação da temperatura nos vales e até na Grande Porto Alegre.

O tempo, entretanto, não firma nestas áreas em que ocorrem momentos de melhoria e o sol aparece. A circulação da área de baixa pressão deve trazer de volta muitas nuvens com chuva e garoa, precedendo a queda de temperatura com ingresso de uma massa de ar frio. As mínimas desta quinta-feira (04) ocorrem na maioria das cidades à noite, sobretudo pelo Oeste e o Sul, por onde ingressa o ar frio.

A tendência é a frente fria se deslocar nas próximas horas por Santa Catarina e o Paraná com aumento de nebulosidade e chuva, mas a perspectiva é de enfraquecimento da frente com chuva irregular. Em algumas áreas mais a Leste dos dois estados, chance de chuva só amanhã e mesmo assim não em todos os locais.

Em São Paulo, o avanço da frente fria traz vento do quadrante Oeste vindo do Centro-Oeste do Brasil com ar muito quente. É o que traz uma quinta-feira com sol e calor na capital paulista. As máximas na cidade durante a tarde vão ficar perto de 30ºC em diversos pontos. Nos próximos dias, contudo, haverá maior nebulosidade e temperatura menor com chance de precipitação leve mais no sábado.

Volumes de chuva

Os volumes de chuva até o final da manhã desta quinta-feira foram elevados em parte do Rio Grande do Sul. Até 11 horas, as precipitações somavam desde o início da instabilidade na terça marcas de 98 mm em Uruguaiana, 94 mm em Alegrete, 91 mm em Alegrete, 90 mm em Canguçu, 87 mm em Bagé, 85 mm em Capão do Leão, 82 mm em Pedro Osório, 81 mm em Pelotas, 76 mm em São Lourenço do Sul, 72 mm em Rosário do Sul, 63 mm em Alegrete, 60 mm em Camaquã e São Vicente do Sul, 59 mm em São Gabriel, 51 mm em Caçapava do Sul, 49 mm em Arroio Grande, e 42 mm em Santa Maria.

Ar frio depois da chuva

Massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (05) com queda de temperatura. Não se trata de incursão de ar frio de grande intensidade, mas trará temperatura muito menor em relação a esta quinta-feira em diversas cidades. Grande parte do território gaúcho na tarde da sexta-feira terá mínimas inferiores a 20ºC, portanto abaixo da média de agosto.

A sexta-feira começa com muitas nuvens e predomínio de céu nublado a encoberto na maior parte do Rio Grande do Sul com chance de chuva leve e garoa em diversos pontos na madrugada e de manhã. Alguns pontos terão neblina e nevoeiro. No final da manhã e durante a tarde, a nebulosidade entra em diminuição e o sol aparece na maior parte do Estado com as mínimas do dia à noite, quando faz frio.

O sábado (06) deverá ter ao amanhecer geada em algumas cidades com marcas de 1ºC a 3ºC na fronteira com o Uruguai e de 7ºC a 8ºC em Porto Alegre. O sol aparece de manhã na maior parte do Rio Grande do Sul, mas nuvens começam a ingressar pelo Norte do estado. Da tarde para a noite, a nebulosidade aumenta muito e toma conta do Rio Grande do Sul com chuva em muitos pontos da Metade Norte, inclusive localmente forte.

Com MetSul Meteorologia

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Facebook