Fale com a gente

Geral 4,5 milhões de buscas

Genocida foi a palavra ‘campeã’ de buscas no dicionário online mais consultado do Brasil

Publicado

em

(Foto: Reprodução)

O Dicio (dicio.com.br), dicionário online de Português mais consultado no país, acaba de lançar o ranking das palavras mais buscadas em 2021. A palavra “genocida” bateu o recorde de procura no mês de março e se consolidou como a mais pesquisada no decorrer da temporada. Foram mais de 4,5 milhões de buscas ao longo do ano.

Para Paulo Stenzel, diretor de marketing da empresa 7Graus, criadora do Dicio, os picos de pesquisas ao longo do ano demonstram que a Covid-19 continua a ter uma grande força na rotina das pessoas. “Depois de ter dominado os termos de pesquisas de 2020, a Covid-19 continuou a ser um tema recorrente, seja de forma direta, seja de forma indireta, como foi o caso da palavra genocida, motivada por discussões políticas relacionadas à atuação do governo na pandemia. A própria palavra pandemia, aliás, voltou com força quando o Brasil completou um ano da chegada do vírus ao país”, explicou.

O termo “comorbidade”, que significa a associação de duas ou mais doenças, foi a segunda colocada no top 10 das mais pesquisadas no Dicio. O pico de consultas no dicionário digital pela palavra aconteceu no mês de abril. Foi o período em que a campanha de vacinação contra a covid-19 começou no país, com a imunização dos grupos prioritários, que incluíam idosos e pessoas com comorbidades, ou doenças que agravam o risco de complicações e mortes no caso da contaminação pelo novo coronavírus.

Com acessos bem distribuídos ao longo do ano, o vocábulo “pandemia” também apareceu entre as mais pesquisadas (8° lugar). E, no levantamento das buscas mês a mês, “puérpera” foi o termo mais consultado em maio, mês em que as gestantes e as puérperas, mulheres que haviam dado à luz recentemente, foram convocadas para a vacinação.

No ranking das 10 palavras mais pesquisadas também estão os termos “empatia”, “amor”, “perseverança”, “respeito” e “estima”. Embora possam ser associados indiretamente à situação vivida no país no segundo ano de pandemia, os termos foram impulsionados por situações bastante distintas e até inusitadas, de acordo com Stenzel.

A palavra “empatia” ganhou destaque quando foi anunciado o tema da redação do ENEM 2020: “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”. “Perseverança” foi bastante buscada quando o novo rover da NASA, o Perseverance, chegou a Marte. Já a palavra Respeito foi muito usada no discurso de personalidades como Anitta, Ana Carolina e do jornalista Marcelo Cosme em junho, o Mês do Orgulho LGBTQIA+.

O termo “estima” também foi TOP 10 no levantamento DICIO, mas por um motivo diferente do usual. “Foi bastante curioso porque a busca pela palavra não foi no sentido de afeto, mas ao cálculo aproximado de alguma coisa. ‘Estima’ entrava em evidência sempre que saía uma notícia relacionando estimativas à pandemia”, explicou Stenzel. E complementou: “(Neste contexto de pandemia) não deixa de ser poético que, mesmo no dicionário, uma das principais buscas seja pelo amor”.

A força da TV

A lista das 10 palavras mais consultadas no Dicio também inclui aquelas que despertaram o interesse ou curiosidade dos brasileiros em função do uso por celebridades da televisão. A gíria “basculho” é um exemplo. O termo foi usado pelo participante do programa BBB 21 Gil, em uma discussão dentro da casa. Exaltado, o competidor disse a frase: “Eu não vim do lixo pra perder pra basculho”. Mas, questionado sobre o significado da palavra, ele não quis explicar, provocando uma avalanche de consultas no dicionário digital.

O levantamento feito pelo Dicio também revela outras palavras, com grande procura, associadas à programação da TV aberta. Como o termo “limosidade”, campeão de buscas em janeiro, mas por um motivo curioso. Ao ser eliminada do BBB, a cantora Karol Conka lamentou não ter conseguido controlar sua “animosidade” no reality show e isso gerou uma série de buscas pelo termo, mal compreendido pela audiência.

Já a palavra “diserto”, pronunciada erroneamente, como se fosse “disserto”, pelo apresentador Luciano Huck, da Globo, surgiu como a mais consultada no mês de outubro. A motivação que levou as pessoas a pesquisar esses vocábulos reforça a influência que a TV aberta ainda tem sobre o público, diz Stenzel. “Outra constatação importante é que as pessoas, cada vez mais, assistem televisão com o celular na mão e pesquisam tudo em tempo real”, afirma o diretor de marketing ressaltando que 73% dos cerca de 100 milhões de visitantes únicos no site do dicionário pesquisam os significados utilizando seus telefones celulares e tablets.

Outros vocábulos também tiveram relevância para os brasileiros em períodos específicos do ano e figuram entre os termos sazonais mais buscados no Dicio, com picos de popularidade no portal. No mês de novembro, por exemplo, a palavra mais pesquisada foi “politraumatismo”, em razão do acidente aéreo que vitimou a cantora Marília Mendonça. “O dicionário continua muito presente e importante na vida das pessoas. Essa é uma das conclusões que nos deixa mais felizes”, finalizou Stenzel.

Ranking das buscas no Dicio em 2021
1) Genocida
2) Comorbidade
3) Empatia
4) Basculho
5) Amor
6) Perseverança
7) Respeito
8) Pandemia
9) Estima
10) Hetero

Sobre o Dicio e a 7Graus

Criado em 2009, o Dicio recebe cerca de 100 milhões de visitantes únicos por ano e é o dicionário digital mais consultado do Brasil. O glossário é um dos produtos da 7Graus, startup portuguesa que é líder em mídia na Internet especializada na criação e distribuição de conteúdos gratuitos que ajudam a vida das pessoas de diferentes maneiras. A empresa gerencia mais de 60 sites relacionados à Educação, Cultura, Carreira, Finanças e Tecnologia, incluindo os populares entre os brasileiros Pensador, Calendarr, sinonimos.com.br, todamateria.com.br e antonimos.com.br.

 

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente