Fale com a gente

Geral Coronavírus

Hospital Rondon emite nota de esclarecimento sobre morte de idosa que testou positivo para Covid

Publicado

em

O Hospital Rondon emitiu hoje (12) uma nota de esclarecimento a respeito da morte de uma idosa, vítima de acidente vascular cerebral (AVC), que testou positivo para Covid-19.

Confira na íntegra a nota:

Nota de esclarecimento

Em decorrência do falecimento da paciente de 88 anos, com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, no Hospital Rondon, ocorrido no dia de hoje, esclarecemos:

– A Covid-19 é uma doença de transmissão comunitária, como é de conhecimento da sociedade. Portanto, a precisa identificação epidemiológica e seus vínculos é impossível de ser determinada.

– No caso em questão, a paciente foi submetida ao teste de RT-PCR, o padrão ouro para diagnóstico da doença e este teve resultado positivo para Covid-19. Esse teste foi realizado com menos de 24 horas após a internação da paciente, tendo em vista a necessidade de abertura de protocolo de morte encefálica, dada a gravidade da lesão cerebral. Importante frisar que a mesma estava sem sintomas gripais, no momento da admissão hospitalar, assim como os familiares que a acompanhavam.

– O protocolo de Morte Encefálica – Decreto Nº 9175/2017, que regulamenta a Lei Nº 9434/1997 – é um dispositivo aplicado à pacientes com lesão neurológica aguda grave e quando positivo, define o óbito do paciente. Executa-se tal conduta com o objetivo de reduzir o sofrimento do paciente e seus familiares ou para doação consentida de órgãos e tecidos.

– Todos os protocolos vigentes para contingenciamento e proteção das equipes e profissionais envolvidos foram aplicados, mitigando a possibilidade de transmissão nos ambientes em que ela esteve e permaneceu internada. Isto posto, explica que a possibilidade de ter havido contaminação no ambiente hospitalar tanto da equipe, quanto da paciente, é praticamente nula.

– Desde o diagnóstico de Covid-19 da referida paciente, a equipe médica e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) mantiveram contato constante com a Secretaria Municipal de Saúde/Serviço de Epidemiologia para alinhamento das condutas que foram tomadas.

Reiteramos que o Hospital Rondon segue todos os protocolos técnicos de assistência para garantir a segurança dos seus clientes e colaboradores.

Atenciosamente,
Ana Carolina H. Seyboth – Diretora
Alexandre Daronco – Médico Infectologista/Presidente CCIH
Angelita T. L. Taffarel – Gerente Assistencial
Bruno G. S. Rigon – Diretor Clínico
Eduardo H. Seyboth – Diretor Técnico Interino
Vanessa C. Schuck – Enfermeira CCIH

Copyright © 2017 O Presente