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Geral Apicultura

IG Mel do Oeste é divulgada em evento internacional sobre Indicação Geográfica e Marcas Coletivas

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A região Oeste do Paraná teve seu potencial para a produção em apicultura divulgado no III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, em Belo Horizonte (MG), na última semana (Foto: Divulgação)

A região Oeste do Paraná teve seu potencial para a produção em apicultura divulgado no III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, em Belo Horizonte (MG), na última semana. A Indicação de Procedência Oeste do Paraná foi apresentada pela gerente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), Adiles Rech. A agenda completa também envolveu o III módulo de formação dos executivos de IG (Indicação Geográfica), do Paraná. A iniciativa teve como objetivo gerar negócios e promover a temática junto ao público participante.

O evento é resultado de uma parceria entre Sebrae, Organização Mundial da Propriedade Industrial (OMPI), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto de Propriedade Industrial da França e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Oeste

A região Oeste do Paraná teve como participantes a Coofamel, Prefeitura de Santa Helena, que tem representação no Conselho Regulador da IG Mel do Oeste e o Sebrae, que presta apoio quanto à viabilização e execução das normativas relacionadas à Indicação Geográfica.

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participou da abertura do evento e destacou a importância social das Indicações Geográficas e das Marcas Coletivas, com atenção à articulação da comunidade em torno da sua própria cultura e conhecimento.

 

Painel

Adiles Rech participou do painel “Estratégia Integrada de Marca Coletiva e Indicação Geográfica”, moderado por Pablo Ferreira Regalado, do INPI. Em sua apresentação a gerente da Coofamel apresentou a história da Cooperativa, o trabalho desenvolvido e a conquista da Indicação Geográfica. “Também tivemos a Feira das IGs, com a comercialização, somente, de produtos que têm Indicação Geográfica”, observa.

A formação dos executivos de IG levou os participantes para conhecerem como é produzido e comercializado o queijo da Serra da Canastra “Visitamos as propriedades e tivemos a oportunidade de conhecer detalhes sobre a produção”, ressalta Adiles Rech.

A troca de experiências está entre os principais destaques do evento, segundo Adiles Rech, tendo em vista que estratégias de outras regiões podem ser aprimoradas e adequadas à realidade do Oeste do Paraná.

 

Pautas

O evento debateu a criação de um selo brasileiro para produtos de Indicação Geográfica, a exemplo do que faz a Europa. A programação incluiu ainda temas como identidade e propósito baseados na origem; estratégias de valorização de produtos a partir da origem e da qualidade; desenvolvimento territorial; rastreabilidade de IGs e marcas coletivas; e estratégias de diferenciação no mercado.

Como parte do evento, houve também rodadas de negócios, feira de produtos aberta ao público e o lançamento do Catálogo Digital de Indicações Geográficas Brasileiras.

 

Com assessoria

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