Ford Ranger e Ecosport AGOSTO1
Ford Ranger e Ecosport AGOSTO2
Geral Valor histórico e artístico

Itaipu vai apoiar plano de restauração do Complexo Arquitetônico do MRE

(Fotos: Felipe Ferrão)

O diretor Financeiro Executivo da Itaipu, almirante Anatalicio Risden Junior, visitou, na última sexta-feira (10), o Complexo Arquitetônico do Ministério das Relações Exteriores, no Rio de Janeiro (RJ). O espaço é objeto de convênio entre o ministério e a binacional para a elaboração do Plano de Gestão, Restauração Arquitetônica e Museologia.

O embaixador Eduardo Prisco, chefe da Representação do Itamaraty no Rio de Janeiro, recebeu o diretor e apresentou as instalações. O Complexo se notabiliza por seu valor histórico e artístico, pela relevância, singularidade e dimensão dos seus acervos museológico, bibliográfico e documental, assim como pelo seu potencial indutor do desenvolvimento e valorização do contexto cultural e urbano em que se insere.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Foi ali que Guimarães Rosa escreveu a nota que deu fim às dúvidas paraguaias sobre a fronteira comum e abriu o caminho para a Ata de Iguaçu, semente da Itaipu Binacional, em 1966.

A Ata do Iguaçu é um exemplo marcante de estratégia de cooperação internacional, de prevenção de contenciosos internos e demonstra a relevância da diplomacia na resolução de uma questão litigiosa fronteiriça. Tais ações uniram forças dos dois países, Brasil e Paraguai, para o aproveitamento do potencial hidrelétrico do Rio Paraná, gerando crescimento socioeconômico e preservação ambiental na região.

Eduardo Prisco agradeceu o apoio recebido do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, para a preservação de tão importante memória do nosso país.

 

Com Itaipu

TOPO