
Um jovem morreu baleado e várias pessoas ficaram feridas durante as manifestações contra a reeleição presidencial de Horacio Cartes, em Assunção, no Paraguai, na noite desta sexta-feira (31).
Logo após o senado paraguaio, dominado por partidários do atual presidente, aprovar a reeleição, uma série de protestos teve início na capital do país com confrontos entre manifestantes e policiais.
Presidente do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) e maior opositor do governo, Efrain Alegre informou que a polícia entrou na sede do partido e disparou contra os manifestantes, alguns dos quais ficaram gravemente feridos. Uma das vítimas, é Rodrigo Quintana, de 25 anos, jovem militante liberal, que foi transportado para o hospital onde não resistiu aos ferimentos e morreu.
Os incidentes começaram depois de 25 senadores, num total de 45, terem aprovado o projeto de revisão constitucional que permite a reeleição de Cartes. A Constituição paraguaia proíbe a reeleição presidencial.
A votação foi realizada fora do plenário, nos gabinetes da Frente Guasú do ex-chefe de Estado Fernando Lugo e sem a presença dos restantes parlamentares, nem do presidente do Senado.
Os protestos mais violentos ocorreram no Congresso onde centenas de opositores da emenda entraram no edifício, destruíram portas, barreiras e compartimentos e incendiaram alguns locais.