![]() |
| Presidente da Assembleia, Nelson Justus: Torço para que Deus dê saúde a todos os que estarão lá (manifesto), para que daqui a alguns anos possam entender o tamanho da injustiça que estão cometendo e peçam desculpas. Foto: Arquivo/OP |
Manifesta ccedil; atilde;o encabe ccedil;ada pela se ccedil; atilde;o paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Boca Maldita, em Curitiba, al eacute;m de v aacute;rios outros munic iacute;pios do Paran aacute;, cobrou na ter ccedil;a-feira (08) o afastamento dos integrantes da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa (AL). O movimento intitulado ldquo;O Paran aacute; que queremos rdquo; alega que o afastamento eacute; necess aacute;rio para a garantia de independ ecirc;ncia das investiga ccedil; otilde;es e da apura ccedil; atilde;o das den uacute;ncias de desvio de dinheiro p uacute;blico e funcion aacute;rios ldquo;fantasmas rdquo; no Legislativo.
O movimento tamb eacute;m apresentou uma pauta de reivindica ccedil; otilde;es que uma proposta de amplia ccedil; atilde;o da transpar ecirc;ncia das a ccedil; otilde;es da Assembleia, a realiza ccedil; atilde;o de concurso p uacute;blico para o preenchimento dos cargos do oacute;rg atilde;o e de uma auditoria externa na Casa, entre outros pontos.
O presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), ironizou a manifesta ccedil; atilde;o, afirmando querer saber ldquo;quem est aacute; pagando a conta rdquo; do evento. ldquo;Tor ccedil;o para que Deus d ecirc; sa uacute;de a todos os que estar atilde;o l aacute;, para que daqui a alguns anos possam entender o tamanho da injusti ccedil;a que est atilde;o cometendo e pe ccedil;am desculpas rdquo;, disse.
Justus alega que a atual Mesa Executiva foi respons aacute;vel por uma s eacute;rie de avan ccedil;os na transpar ecirc;ncia da Casa, e tem colaborado com as investiga ccedil; otilde;es. Ele responsabiliza os ex-diretores da AL, entre eles o ex-diretor-geral, Abib Miguel, pelas irregularidades denunciadas pela s eacute;rie de reportagens da RPC/Gazeta do Povo, e investigadas pelo Minist eacute;rio P uacute;blico.
Durante a sess atilde;o de ter ccedil;a, v aacute;rios deputados usaram a tribuna para defender Justus e repetir que a Casa estaria avan ccedil;ando. O deputado Rafael Greca (PMDB) voltou a defender que a Assembleia promova audi ecirc;ncia p uacute;blica para ouvir as reivindica ccedil; otilde;es do movimento. O presidente da Casa alegou que chegou a se reunir com os l iacute;deres do grupo, chegando a apresentar as declara ccedil; otilde;es de renda dele dos uacute;ltimos cinco anos. Segundo ele, os organizadores do movimento alegaram que s oacute; aceitariam participar da audi ecirc;ncia ap oacute;s a manifesta ccedil; atilde;o.
Em rela ccedil; atilde;o ao pedido de cassa ccedil; atilde;o de seu mandato por quebra de decoro, protocolado na v eacute;spera, pelo Partido Verde, Justus afirmou que ele ser aacute; analisado agora pelo Conselho de Eacute;tica da Casa. ldquo;N atilde;o pretendo exercer qualquer tipo de interfer ecirc;ncia nisso rdquo;, garantiu.
