Fale com a gente

Geral Descanso

Leão do zoológico de Cascavel se aposenta com 22 anos de idade

Publicado

em

(Foto: Prefeitura de Cascavel/Divulgação)

O leão do Zoológico de Cascavel, o Gaúcho, se aposentou aos 22 anos de idade. Ele continua no zoológico, mas deixou o recinto de visitação, segundo a administração.

Com dificuldades para caminhar, o animal vai descansar em um espaço separado, sem obstáculos, conforme o médico veterinário Rodrigo Ribeiro.

“Ele passava a maior parte do tempo dormindo, e a população jogava objetos, gritava. Então, por essa falta de conscientização da população, de não entender o porquê dele estar ali, a gente optou por tirar ele e colocar num setor extra”, declara o médico veterinário.

O administração informou ainda que, com a saída de Gaúcho, o zoológico não terá mais leão na área de visitação.

Ambiente separado

Longe da exibição do público, segundo o veterinário, o novo espaço é próprio para o felino idoso, que faz tratamento com remédios contínuos.

Gaúcho tem desgastes nos ossos, pela idade e por causa dos maus-tratos que sofreu quando era atração de um circo.

O felino foi resgatado em 2008 e, desde então, está no zoológico de Cascavel.

De acordo com o veterinário, mesmo com a aposentadoria, Gaúcho não pode voltar para a natureza. O felino está com o dobro da expectativa de vida e, por isso, não tem mais a capacidade de caça.

“Aqui no zoo ele come cerca de 8 quilos de carne vermelha por dia. Se ele estivesse em vida livre, a partir dos 11 anos ele já vai perdendo essa capacidade de caça. Em brigas com outros leões machos, por dominância de território, ele iria a óbito”, disse Rodrigo.
Com G1

Copyright © 2017 O Presente