Fale com a gente

Geral Currículo, narrativa e networking

Livro “Seja egoísta com sua carreira” traz dicas sobre como conseguir emprego

Publicado

em

Foto: Unsplash

Obra “Seja egoísta com sua carreira” escrito pelo executivo de vendas Luciano Santos e com estreia recente, traz aspectos fundamentais para boa colocação profissional. Com intuito de auxiliar profissionais a encontrarem o caminho certo na carreira, o autor com passagens pelo UOL, Google e atualmente no Facebook, transformou anos de experiência em lições e boas práticas.

Aprendizados têm como ponto de partida dois insights obtidos durante experiência com educação corporativa. O primeiro é que, para a maioria das pessoas, o ambiente de trabalho é um lugar de bastante sofrimento. O segundo, é que não precisa ser.

Ao buscar a causa, ele descobriu em consultas com profissionais que os seguem nas redes sociais cinco razões principais. São elas: o chefe, a falta de oportunidades de crescimento, falta de reconhecimento, salário baixo e a função desempenhada. “A felicidade no trabalho acontece quando se está em um ambiente positivo, no qual as pessoas possam crescer, se sintam desafiadas e sejam reconhecidas por líderes bem preparados”, expôs.

Ao comentar sobre o título do livro, destacou estar ciente que o termo “egoísta” pode ser interpretado de forma equivocada, sendo de costume associá-lo a atitudes individualistas e negativas. Contudo, explicou que a intenção foi “tentar, ao menos nas palavras, dar um pouco de equilíbrio ao jogo do mundo corporativo que pesa para qualquer lado que não seja o da nossa própria carreira”.

Aspectos fundamentais para boa colocação profissional

Para Luciano, currículo, narrativa e networking são fundamentais para a empregabilidade. O primeiro, além de conter informações essenciais como experiências profissionais mais recentes, deve apresentar-se em modelo simples, com foco no conteúdo e trajetória, além de ter certeza de que todas as experiências relevantes estarão presentes. Utilizar perfil do Linkedin como currículo também é uma indicação.

De acordo com Santos, a ferramenta mais poderosa para ter bom resultado em processos seletivos é apresentar capacidade de contar história de vida e trabalho de forma coesa.

O networking também não deixa de ser uma ferramenta poderosa para a colocação profissional. “Abre muitas portas no decorrer da carreira, seja para conhecer pessoas de sua área, seja para aprender, ensinar, resolver problemas e, principalmente, ter acesso a oportunidades de maneira mais abundante”, explicou.

 

Com Rede Cultura

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente