Fale com a gente

Geral Engajamento social

Maio Amarelo promove palestras educativas em escolas e empresas; blitz acontece hoje na PRF

Publicado

em

Foto: Joni Lang/OP

 

Lançada semana passada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Marechal Cândido Rondon, a campanha Maio Amarelo segue a todo vapor no município com diversas ações focadas no objetivo de conscientizar os motoristas a respeitar as normas de trânsito, com a principal finalidade de preservar vidas.

Para explanar acerca das ações que serão desempenhadas até o fim deste mês, parceiros da campanha estiveram quarta-feira (15) no Jornal O Presente. A comitiva esteve formada pela coordenadora da campanha Maio Amarelo e diretora da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Adriane Kappes Vorpagel, presidente do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), Douglas Schütze, policial rodoviário federal Allan Ricardo e o presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), Ricardo Leites de Oliveira.

Adriane destacou que no decorrer desses dias foram realizadas ações na Escola Municipal de Novo Três Passos, no Serviço Social do Comércio (Sesc), nas escolas Municipal Floriano Peixoto e Estadual Nilso Franceski, ambas no distrito de Iguiporã. “E programamos com o Sesc a pedalada para o próximo dia 25. Nesta semana aconteceu blitz educativa em frente ao BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), em ação coordenada pelo tenente-coronel Saulo Sanson, onde houve abordagem a 131 veículos e 291 pessoas envolvidas, com a participação de crianças, que entregaram folder a todos os condutores de veículos”, enaltece.

 

PALESTRAS

Conforme a coordenadora, uma atividade que está recebendo bastante adesão é a palestra nas escolas, empresas e entidades, sendo que as visitas às escolas contam com a participação direta dos grupos de apoio e das forças policiais. “Não é só o funcionário da Secretaria de Mobilidade Urbana, pois sempre está presente um policial fardado que auxilia com exemplo e didática diferente. Com as crianças menores fazemos a parte lúdica, para facilitar o entendimento, enquanto com adultos fazemos uma parte mais direta, por serem visuais”, expõe.

De acordo com Adriane, a campanha tem sido muito bem aceita por toda a sociedade. “Os grupos de apoio que participaram em 2017 foram mantidos, ano passado conseguimos ampliar e neste ano outros grupos pediram para participar da campanha. A semente foi plantada e o trânsito rondonense está sendo mais discutido, pois o nosso objetivo é debater sobre o assunto para reduzir o número de vítimas”, enfatiza, informando que em caso de interesse para agendamento de palestras basta entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana pelo telefone da prefeitura: (45) 3284-8799.

 

MOBILIZAÇÃO

A mobilização da sociedade de um modo geral tem sido fundamental ao sucesso da campanha em Marechal Rondon. A afirmação é do presidente do Cojem. Segundo ele, os jovens empreendedores têm participado nas blitze e outras ações. “Também buscamos levar essa mensagem para dentro das empresas dos conselheiros visando transmitir as informações aos colaboradores ou ajudar a divulgar a campanha”, comenta Schütze.

O presidente da Acimacar salienta que a associação comercial sempre está engajada em movimentos como este, além de outras campanhas para preservar a vida. “Neste ano estamos com o Cojem e Codemar (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). Os empresários colaboram com a campanha, além de que na frente da Acimacar foi colocado um carro sinistrado para que as pessoas possam enxergar e se conscientizem de que um acidente pode causar morte de uma ou muitas pessoas. Enquanto apoiadores, estamos preocupados e engajados especialmente na orientação e conscientização do cidadão para um trânsito mais seguro”, pontua Leites.

O policial rodoviário federal Allan Ricardo salienta que uma nova blitz acontece neste sábado (18), das 10 às 12 horas, desta vem em frente à PRF em Quatro Pontes. “Além da blitz, também desenvolvemos atividades de educação para o trânsito, a partir de palestras em empresas como Sooro, Copagril, escolas e até no município de Quatro Pontes. Apesar de ser municipal, a PRF tem prazer em participar e contribuir no que for possível às cidades. A atividade de sábado envolverá outros órgãos de segurança pública e entidades, sendo que nela faremos fiscalização e as crianças participam justamente para conscientizar os adultos. Também haverá bafômetro, entrega de panfleto e orientação aos motoristas”, adianta.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente