Fale com a gente

Geral Ex-ministro

Maior aliado de Cunha e Temer é reconduzido ao conselho de Itaipu por Bolsonaro

Publicado

em

(Foto: Alex Ferreira/Câmara)

O presidente Jair Bolsonaro reconduziu Carlos Marun (MDB), um dos maiores aliados do ex-deputado-federal e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB), ao conselho da Itaipu Binacional. Marun foi ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer (MDB) e nomeado ao conselho de Itaipu no último dia de mandato do ex-presidente, em 31 de dezembro de 2018.

A nomeação de Marun e de outros cinco conselheiros foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União da sexta-feira (15).

Em março do ano passado, Marun foi exonerado por determinação de um desembargador com base na Lei das Estatais de 2016. A legislação afirma que ministros não podem participar de conselhos administrativos de estatais. Porém, como a Itaipu é binacional, há divergências quanto à interpretação.

Antes de assumir a pasta no governo Temer, Marun se notabilizou por defender Eduardo Cunha, preso desde 2016 após condenação por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas no âmbito da Operação Lava Jato. Cunha ficou preso em Curitiba, depois foi transferido para Bangu, no Rio de Janeiro, e hoje cumpre prisão domiciliar devido à pandemia do coronavírus.

Em 2017, em entrevista à Folha de São Paulo, Marun declarou que a defesa de Cunha o tirou do anonimato. O ex-ministro foi também um dos maiores defensores de Temer, inclusive tendo visitado o ex-presidente mais de uma vez na prisão. Quando denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Temer foi barrada na Câmara dos Deputados, chegou a dançar em plenário.

 

OUTROS NOMEADOS

Além do ex-ministro, o Diário Oficial da União traz a recondução do ex-deputado José Carlos Aleluia (DEM), antigo cacique do partido e aliado próximo do prefeito de Salvador, ACM Neto, para o conselho da usina.

Também foram reconduzidos: Célio Faria Júnior, assessor especial de Bolsonaro; Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobras; e Pedro Miguel da Costa e Silva, diplomata e secretário de negociações bilaterais e regionais nas Américas do Itamaraty. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi nomeado para um assento no conselho.

 

Com Preto no Branco

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente