A circulação de ventos na atmosfera associados à presença de uma área de alta pressão devem manter o predomínio de tempo firme e as temperaturas mais amenas nos estados da região Sul nesta quarta-feira (13). Ainda pela manhã, haverá condições para formação de geada em áreas da serra gaúcha, serra e região central catarinense, além de alguns pontos do centro-sul paranaense.
No decorrer do dia, o sol predomina entre algumas variações de nebulosidade e não há previsão de chuva significativa para nenhuma das áreas. Na parte da tarde, o ar seco ganha força e estabelece o alerta de baixa umidade do ar em boa parte do interior paranaense. Algumas áreas do norte e noroeste ganham destaque, pois podem apresentar índices inseridos em um cenário de alerta – abaixo de 20% – durante as horas mais quentes. Nas demais regiões paranaenses – com exceção do sul e sudoeste – devem apresentar valores abaixo de 30%, incluindo Curitiba.
No Sudeste, a condição de tempo estável também deve predominar ao longo do dia, com predomínio de sol entre algumas variações de nebulosidade. Conforme a massa de ar polar perde força e influência na região, os termômetros voltam a apresentar maior aumento em comparação aos dias anteriores. Ainda nas primeiras horas da manhã, as mínimas permanecem mais baixas, e algumas áreas do extremo sul de MG e da Serra da Mantiqueira podem contar com formação de geada pontual.
À tarde, o ar seco segue ganhando destaque e reforça o alerta de baixa umidade do ar em boa parte do estado de São Paulo, incluindo a região metropolitana, e de Minas Gerais. Em São Paulo, os índices devem permanecer abaixo de 20% durante a tarde. Em Belo Horizonte, entre 21% e 30%. Ainda no estado mineiro, áreas do triângulo devem registrar valores de umidade abaixo de 12% no decorrer das horas mais quentes.
Com Canal Rural
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp