O Presente
Geral

Medida certa gera novos hábitos

calendar_month 28 de julho de 2017
6 min de leitura

Uma iniciativa que surgiu no Fantástico, da TV Globo, chamou a atenção de duas colegas de trabalho três anos atrás pelo estímulo aos hábitos alimentares saudáveis, assim como a prática de exercícios físicos e esportes. O motivador foi o quadro Medida Certa, transmitido no programa dominical. Foi então que a assistente de compras Jankeli Rúbia de Paula e a coordenadora de pesquisa e desenvolvimento Izabel Veit Viapiana optaram por implantar a primeira turma do programa Medida Certa na Alibra, empresa instalada em Marechal Cândido Rondon.

Naquela ocasião, no ano de 2014, o projeto contou com a participação de 24 colegas de trabalho. “A nossa ideia era fazer com que as pessoas tivessem hábitos e uma alimentação mais saudáveis, incluindo atividades físicas em grupo e cada um da forma como achasse melhor”, contam. Jankeli e Izabel frequentavam a mesma academia, então conversaram e decidiram realizar o projeto na empresa para desenvolver novos hábitos nos colegas da empresa.

 

Sucesso

O comprometimento dos colegas foi tamanho que garantiu a segunda edição do projeto, entre 03 de março e 29 de junho deste ano. Dessa vez, a adesão foi maior: a empresa tem 170 funcionários, dos quais 34 encamparam a ideia e foram partícipes do sucesso. Isso porque foram eliminados 103 quilos de peso, sendo que 80 quilos compreenderam massa gorda.

Para estimular os colegas, a dupla usou da criatividade. Isso mesmo, criou uma mensalidade que gerou um prêmio na etapa final. A equipe campeã abocanhou 50% do total, enquanto 25% foi para os campeões do masculino e os outros 25% no feminino. Coincidentemente os grupos foram compostos por 17 homens e 17 mulheres, com idade na faixa dos 23 aos 50 anos.

Uma terceira edição do projeto Medida Certa já está sendo avaliada. “Estamos pensando no projeto verão, porém ainda não definimos a data de início. Agora pretendemos dar uma pausa, mas já nos organizamos sobre como fazer. Quem sabe ao invés de gordura corporal, a terceira etapa pode ser focada no percentual de gordura”, dizem.

 

Disciplina

Jankeli e Izabel comentam que a etapa realizada entre março e junho deste ano contou com a colaboração de um profissional de Educação Física. “O preparador Douglas Schütze ofereceu suporte para nós. As atividades iniciaram com avaliações físicas, seguidas pela medição de peso, massa magra e gorda, e cálculo para saber o percentual de gordura que a pessoa tinha. Após as avaliações físicas nós dividimos os participantes em seis equipes que concorriam entre elas. Foi uma forma de incentivo para que houvesse maior perda de peso ou de massa gorda”, expõe Izabel.

Jankeli salienta que os principais objetivos eram a perda de massa gorda e o aumento de massa magra para que os colegas ficassem mais saudáveis. “Fizemos esta divisão entre equipes para premiar quem atingisse maior perda entre as equipes, além de premiação no masculino e feminino para quem tivesse maior perda de gordura corporal”, menciona.

 

Benefícios

O primeiro benefício observado entre os 34 profissionais foi uma maior integração. “Eles se uniram para praticar atividades físicas e esportivas, como caminhada, corrida e jogar futebol e vôlei. Dentro da empresa houve melhora no relacionamento pessoal, assim como mais disposição. A perda de peso também foi muito boa. Tudo isso deixou as pessoas estimuladas para praticar atividades”, prosseguem as encabeçadoras do projeto.

Embora a segunda edição tenha sido concluída, os colegas de trabalho mantêm as boas relações na empresa e trocam mensagens via WhatsApp. “Então existe motivação porque o pessoal manda postagens para manter os hábitos saudáveis. A gente pega mais leve, mas continua fazendo atividade física, tanto que alguns estão correndo até dez quilômetros quando antes não faziam nada. A maioria dos colegas continua indo para a academia, pratica corrida, enquanto outros aguardam a próxima edição do programa Medida Certa”, revela Jankeli.

 

Palestras

A ação não ficou apenas nas atividades físicas. Pelo contrário, para que as metas almejadas fossem conquistadas, os grupos precisaram adotar novos hábitos alimentares, entre outras atividades. “A gente teve palestras com o preparador físico que é especialista em nutrição, além de trazer uma nutricionista que palestrou aos participantes. Foi uma no projeto e outra logo após, sendo que o pessoal está seguindo as dicas apresentadas por esses profissionais”, garantem Jankeli e Izabel.

Elas comentam que nos encontros foi destacado sobre a importância de se alimentar antes do treino, após o treino, o que é e o que não é adequado. “Além do que, isso dá mais resultado para a pessoa perder gordura corporal, porque algumas vezes ela vai praticar uma atividade física, não se alimenta adequadamente e perde massa magra ao invés de perder massa gorda, então não vai ter o resultado que deseja. A gente almoça junto e o pessoal comenta conosco que vem cuidando e fazendo a reeducação alimentar. Enfim, está adotando um prato com as medidas certas”, complementa Izabel.

O projeto foi desenvolvido durante o expediente, haja vista que a empresa foi uma grande incentivadora. Prova disso é que o diretor da Alibra dedicou uma mensagem especial parabenizando a iniciativa, além de uma matéria que circulou no jornal trimestral. A próxima edição deve estampar o resultado do esforço dos participantes. “Amigos nossos que trabalham em outras empresas se interessaram pelo Medida Certa, que pode ser implantando em outros lugares. Essas pessoas consideraram o projeto bacana e buscaram informações conosco. Agora é pensar em mais detalhes e aguardar a terceira edição. O estímulo à atividade física regular e alimentação correta serão mantidos”, asseguram Jankeli e Izabel.

 

Os números

Os números obtidos na segunda edição do projeto chamam a atenção. A redução total nas 34 pessoas foi de 103 quilos de peso, o que somou 80 quilos de massa gorda eliminada – isso representa mais de uma pessoa. Teve gente que levou tão a sério que perdeu dez quilos de peso e de sete a oito quilos de gordura corporal.

 

Campeões

Feminino:

1º Nilsa da Silva

2º Simone Veit

3º Noeli Salete Schulz

 

Masculino:

1º Ricardo Santin

2º Leomar Thiel

3º Leandro Nowotny

 

1º Equipe B

Leomar, Jankeli, Noeli, Gabriely e Alessandro

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.