Fale com a gente

Geral Mensagem pró-Bolsonaro

Músicos do Voxxclub se irritam com situação ocorrida em show da Oktoberfest em Marechal Rondon

Publicado

em

Quinteto que aparece em vídeo que viralizou dizendo slogan do candidato do PSL afirma se sentir enganado e usado para fins políticos (Foto: Divulgação)

A banda alemã Voxxclub negou ter manifestado qualquer apoio ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro e disse estar “irritada” por ter sido “usada para fins políticos” durante um show no Sul do Brasil.

O grupo aparece em um vídeo que viralizou nas redes sociais dizendo no palco o slogan do presidenciável do PSL.

Nas imagens, um integrante da banda lê diante do público, aparentando dificuldade com o português, um papel com a frase “Brasil acima de tudo; Deus acima de todos”, provocando gritos de comemoração da plateia.

A cena ocorreu durante um show na última terça-feira (17) na 30ª Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon.

O vídeo, distribuído em mídias sociais, acabou sendo entendido por muitos como se o Voxxclub endossasse o presidenciável.

No caso da postagem acima, compara a recepção calorosa ao quinteto alemão com as vaias recebidas pelo ex-Pink Floyd Roger Waters, hostilizado por parte do público em sua turnê no Brasil, após exibir no palco a hashtag #Elenão e associar Bolsonaro ao neofascismo.

“A banda sofreu um abuso, tendo sido usada para passar uma mensagem”, protesta o fundador e empresário do grupo, Martin Simma, através de e-mail enviado à DW Brasil.

Ele afirma que o organizador do show deu aos músicos, no palco, um bilhete, pedindo que fosse lido, alegando que o papel continha uma “mensagem formal para o evento”.

“Ninguém no Voxxclub sabia que a mensagem tinha um significado político”, ressalta Simma. “O Voxxclub se distancia de qualquer declaração política”, frisou o empresário. “Isso foi um abuso cometido contra a banda e uma exploração da situação, já que a banda não domina a língua portuguesa”, ressalta.

O representante do Voxxclub diz que ele e os músicos estão “muito irritados” com o ocorrido e atribui a culpa pelo incidente aos organizadores do show. Ele ressaltou, entretanto, que a banda alemã foi recebida muito calorosamente pelo público brasileiro e “conheceu muito boas pessoas” no Brasil.

O Voxxclub é um quinteto formado em Munique, que mistura música tradicional alemã com pop e rock. O grupo viajou pela segunda vez ao Brasil – já havia feito shows no país em 2016.

Embora não seja caracterizado pelo ativismo político, o grupo repudiou os protestos violentos de extremistas de direita ocorridos no final de agosto em Chemnitz, no Leste da Alemanha.

“Voxxclub é contra qualquer tipo de violência e discriminação. Um show contra a violência e agitação de direita é algo que sempre estamos dispostos a apoiar e a marcarmos presença”, diz o texto, divulgado em setembro pelo jornal Taz.

No primeiro turno, Bolsonaro recebeu 21. 210 (70,66%)  votos de Marechal Cândido Rondon. No Estado do Paraná, ele foi escolhido por 3.496.448 (56,89%) dos eleitores.

Procurado pela reportagem de O Presente, o responsável pela organização da 30ª Oktoberfest ainda não foi localizado para se manifestar sobre o assunto.

 

Com Deutsch Welle

Copyright © 2017 O Presente