Fale com a gente

Geral Tecnologia

O que o Oeste do Paraná está fazendo para não ficar para trás na revolução digital

Publicado

em

Aplicativos, novos sistemas de automação, soluções inesperadas, curiosas, surpreendedoras e, em alguns casos, quase inimagináveis (Foto: Divulgação)

Aplicativos, novos sistemas de automação, soluções inesperadas, curiosas, surpreendedoras e, em alguns casos, quase inimagináveis. É o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), no topo das transformações da vida em sociedade. E como acompanhar tudo isso? Como fazer parte? Como não ficar para trás? Esta também é a pergunta que instituições, entidades ligadas ao setor e associações representativas se fazem.

No Oeste do Paraná a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), reuniu seus associados para planejar ações, iniciativas e estimular a inovação.  A entidade reúne 47 empresas da região e tem como objetivo desenvolver ações voltadas à vanguarda em um dos setores de desponte internacional. A tecnologia da informação (TI), está presente no cotidiano de quase 100% da população. Com este cenário claro, a Iguassu-IT prevê um ano de bastante trabalho, segundo o presidente, Roberto Carpes.

As iniciativas estão voltadas à inovação e o estímulo às práticas inovadoras. Com alto potencial para o agronegócio, o Oeste do Paraná se estrutura com a participação de diversas entidades como universidades, cooperativas, organizações privadas, públicas e governamentais, dentro do Sistema Regional de Inovação (SRI), uma ramificação do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).

 

Conexão regional

A Iguassu-IT faz parte do SRI, assim como tem conexão e se inter-relaciona com outras entidades regionais e estaduais, caso do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR).

Um dos associados à Iguassu-IT, Márcio Pinheiro, observa que o mundo vive uma revolução digital, o que requer que as empresas de TI estejam na vanguarda dos fatores de transformação e modernização. O presidente, Roberto Carpes, ressalta que a Iguassu-IT está comprometida em contribuir para que o Oeste do Paraná torne-se cada vez mais relevante e seja uma referência em tecnologia da informação e comunicação. “Temos empresas de destaque e que fornecem soluções, para a região, Estado, a nível nacional e até internacional”, observa Carpes.

 

Transversalidade

As empresas de TI são transversais aos demais setores, isto é, fazem parte e, podem ser a solução em diversas demandas em diferentes organizações, empresas e instituições, segundo Márcio Pinheiro. Por isso, para os próximos meses está previsto muito trabalho.

O cenário foi configurado em de três reuniões de planejamento com a participação geral dos associados. A partir de agora, grupos de trabalho definem ações específicas e que visam atender ao que foi delineado nos encontros anteriores.

 

Com assessoria 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente