O Presente
Geral

O sonho do sorriso perfeito

calendar_month 17 de março de 2017
5 min de leitura

 

Mirely Weirich/OP
Cirurgiã dentista e especialista em periodontia, Ana Teresa Boger: Hoje dificilmente o cirurgião dentista não consegue resolver a parte estética, porque existem muitos procedimentos que te deixam com o sorriso harmonioso, então não há caso impossível

 

Um procedimento simples, realizado no próprio consultório odontológico, relativamente rápido, praticamente indolor e que garante inúmeros benefícios relacionados à autoestima do paciente. A gengivoplastia, também conhecida como a plástica das gengivas, melhora significativamente a harmonia do sorriso por meio da remoção de parte da gengiva para o aumento da coroa clínica, com o objetivo de deixar os dentes com uma aparência maior.

Algumas pessoas possuem o chamado sorriso gengival, em que há um excesso de gengiva cobrindo os dentes anteriores e o lábio superior, que parece alto quando sorriem. Neste caso, se o contorno da gengiva for desproporcional, poderá fazer com que os dentes aparentem ter tamanhos diferentes, deixando-os desarmônicos e com uma aparência não muito atraente. Às vezes a pessoa possui um dente em que a gengiva é em uma posição e a do lado é um pouco mais abaixo, então há possibilidade de se fazer essa pequena correção em um dente, dois ou em todos, explica a cirurgiã dentista e especialista em periodontia, Ana Teresa Boger.

O procedimento, conforme a profissional, pode ser realizado tanto com o uso de laser quanto com bisturi para a retirada do excesso de tecido gengival, a fi m de que o sorriso torne-se mais harmonioso e simétrico possível.

 

INDICAÇÃO

Por ser um procedimento com fins estéticos, Ana Teresa ressalta que na maioria dos casos não há contraindicações para a realização da gengivoplastia. Entretanto, ela ressalta que não é possível fazer uma gengivoplastia em um paciente que não possui uma gengiva saudável. E para isso o fundamental é manter a higiene, destaca. Caso a gengiva não esteja saudável e apresente uma gengivite, por exemplo, primeiro é necessário tratar esse problema e depois partir para o procedimento, enfatiza.

A cirurgiã lembra que alguns medicamentos de uso contínuo também podem influenciar na saúde gengival e provocar alterações, mas a situação não ocorre em todos os pacientes. Para a retirada do tecido gengival, o cirurgião dentista faz aplicação de anestesia local, e a quantidade de gengiva a ser retirada vai depender de cada caso. Eu vou estudar o seu sorriso, o que vamos melhorar, o que vamos tirar, diz Ana Teresa.

Pelo procedimento ser simples, a periodontista diz que no mesmo dia o paciente pode voltar a exercer suas atividades normais, sendo que a necessidade de antibióticos vai depender da extensão da gengiva retirada. Normalmente é indicado um tratamento de pós-operatório com o uso de anti-inflamatório e analgésico, aponta.

 

INVESTIMENTO

Mesmo ligado à estética dentária, o tratamento não demanda altos investimentos, já que depende da quantidade de dentes que serão submetidos ao procedimento cirúrgico. O que também deve ser avaliado com cautela pelo paciente é a escolha do profissional. Como trata-se de uma cirurgia simples, o cirurgião dentista não precisa necessariamente ser especialista em periodontia para fazê-la, mas ele precisa ser um bom cirurgião dentista, pois requer todos esses cuidados, aponta.

Ana Teresa conta que a gengivoplastia não é um procedimento novo na área odontológica, já que a profissional o realiza há pelo menos 30 anos. Geralmente, esse tipo de procedimento não é realizado isoladamente. Às vezes você precisa de uma gengivoplastia para colocar uma prótese, por exemplo, então é mais comum de o tratamento ser realizado como complemento a outros procedimentos do que ser feito isoladamente, a não ser que o sorriso seja muito gengival, que também pode ser corrigido com o botox aplicado na região superior ao lábio, paralisando a musculatura, explica a cirurgiã dentista.

A profissional cita como exemplo a atriz Glória Pires, que atua em telenovelas desde 1968 e passou por procedimentos odontológicos que mudaram drasticamente a estética e a harmonia de seu sorriso. Não sei exatamente por quais tratamentos ela passou, mas por ser cirurgiã acabo tendo um olhar diferente para como era o sorriso dela na época em que ela atuava na novela Cabocla e como ele é hoje. Provavelmente ela passou por uma osteoplastia, corrigindo o osso, fez uma gengivoplastia e colocou coras dentárias para aumentar o dente, porque ela tinha dentes pequenos e muito amarelados, observa Ana Teresa.

 

Preciso fazer clareamento?

Por conta de o procedimento ser uma intervenção cirúrgica que altera o contorno ou a proporção da gengiva junto aos dentes, há casos em que é indicado associar o clareamento dentário antes da gengivoplastia, a fi m de evitar desigualdade de cores entre o dente e a parte exposta após o procedimento. São etapas. Primeiro faz-se uma limpeza, avalia-se o paciente com radiografias panorâmicas, se necessário são realizadas restaurações e pode-se fazer o clareamento ou não, caso o paciente tenha uma cor boa, menciona.

A cirurgiã comenta ainda que a quantidade de dentes envolvidos no procedimento também varia, tendo em vista que o objetivo do tratamento é chegar a um sorriso harmonioso. Hoje dificilmente o cirurgião dentista não consegue resolver a parte estética, porque existem muitos procedimentos que te deixam com o sorriso harmonioso, então não há caso impossível. O tratamento será demorado, curto ou caro dependendo do que precisa ser feito, conclui a cirurgiã dentista.

Divulgação

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.