Divulgação/Itaipu

Diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, durante a abertura do evento, diz que a binacional quer que o Oeste paranaense cresça de forma sustentável e colabore para o desenvolvimento do Brasil: programação segue hoje (19)
Com a proposta de melhorar os índices de qualidade e produção de leite no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi aberto, ontem (18), o 6º Simpósio Internacional sobre Produção Competitiva de Leite da Região Sul (Interleite Sul). O evento continua hoje (19), no Hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu, com a participação de 600 pessoas – entre produtores, especialistas e estudantes.
O simpósio tem o patrocínio da Itaipu e é correalizado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), apoiado pela binacional.
A produção leiteira é um negócio lucrativo e em plena expansão. O Brasil produz hoje 25 bilhões de litros por ano, mas tem condições de chegar a 125 bilhões e se tornar a maior potência mundial do setor. Para isso, precisa investir em qualidade, dizem os especialistas presentes no evento.
A produção de leite é uma das atividades econômicas mais importantes no Oeste paranaense – responsável por 25% do que se produz no Estado. Mas, segundo especialistas, há potencial para aumentar consideravelmente este número.
Nesse sentido, o suporte do POD tende a ser decisivo. O objetivo do Programa é potencializar as fontes de renda da região, e uma das nossas fortalezas é o leite, afirmou o presidente do POD, Mario Costenaro. Queremos que os nossos produtores se qualifiquem e cresçam, daí o nosso apoio ao evento, disse.
Leia a matéria completa na edição impressa de hoje