A onça-pintada Janaína foi registrada com dois novos filhotes no Parque Nacional do Iguaçu. As imagens, divulgadas nesta segunda-feira (19) pelo Projeto Onças do Iguaçu, foram obtidas em dezembro de 2025 por armadilhas fotográficas e mostram os filhotes com cerca de quatro a cinco meses de idade.
Janaína é uma das fêmeas mais conhecidas monitoradas pelo projeto desde que foi identificada, em 2018. Ao longo dos anos, ela teve cinco eventos reprodutivos documentados, tornando-se a única onça do projeto a gerar cinco filhotes, um dado raro e relevante para a conservação da espécie.
“É a única onça que a gente registrou até agora que já teve filhotes cinco vezes”, afirmou Yara, coordenadora executiva do projeto. Ela acrescentou “Pra gente é sempre uma alegria o registro de filhotes, sempre uma indicação de que a mata está bem, inteira, comportando realmente essa população de onças-pintadas.”
O nome Janaína, escolhido pelos parceiros do projeto Mauri e Kátia Zardim, de Serranópolis do Iguaçu, significa “senhora das águas”, referência à ligação da espécie com rios e florestas preservadas.
O Projeto Onças do Iguaçu seguirá acompanhando Janaína e os filhotes. Assim que for possível determinar o sexo dos jovens, o público poderá participar da escolha dos nomes, aproximando a população das ações de conservação.
Desde 2018, monitora e protege a onça-pintada no extremo oeste do Paraná, integrando pesquisa, educação ambiental e estratégias de convivência com humanos, sendo referência nacional e internacional na preservação de grandes carnívoros.
Catve com Onças do Iguaçu
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp