Fale com a gente

Geral Alerta vermelho

Onda de calor muda horários de jogos de futebol na Argentina

Forte onda de calor força mudanças de horários de partidas no futebol da Argentina. Onda de calor já dura mais de uma semana

Publicado

em

(Foto: José Fernando Ogura/AEN)

A onda de calor intensa que atinge o Cone Sul da América forçou a alteração de horários de partidas de futebol na Argentina. A Liga de Futebol Profissional (LPF) anunciou mudanças de calendário para a terceira e quarta rodadas pelas altas temperaturas.

As mudanças incluem os jogos de Banfield-Instituto de Córdoba, marcado para segunda-feira às 21h30 e que agora passou para as 22 horas. Três outros jogos foram afetados: San Lorenzo-Unión (18h); Godoy Cruz-Lanús (17h30); e Tigre-Boca (19,45).

A LPF informou ainda que a partida entre Rosario Central e Independiente Rivadavia de Mendoza será disputada no Estádio Único de San Nicolás, na quinta-feira, 8 de fevereiro, às 19h30, em vez das 9h. Já o jogo entre Huracán e Independiente passou das 20h para 21h15.

“Todas as alterações de horários devido às condições climáticas foram analisadas e definidas de acordo com o histórico médico e as normas vigentes”, informou a liga de futebol em um comunicado.

Várias províncias da Argentina estão sob alerta vermelho por calor extremo neste sábado e que foram emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional (SMN). O nível vermelho, o alerta máximo definido pela agência meteorológica, implica um “efeito elevado a extremo na saúde”, informou o SMN.

As temperaturas são “muito perigosas e podem afetar todas as pessoas, mesmo as saudáveis”, informa o SMN. A cidade de Mendoza registra a onda de calor mais longa de sua história, com duração de nove dias, segundo o pesquisador do Conicet Juan Rivera, doutor em Ciências Atmosféricas e Oceânicas.

O Ministério da Saúde recomenda aumentar o consumo de água sem esperar a sede para manter a hidratação adequada, não se expor excessivamente ao sol, prestar atenção aos bebês, crianças e idosos, evitar bebidas cafeinadas, alcoólicas ou muito açucaradas.

A sexta-feira foi o 9º dia seguido com máximas acima de 40ºC na Argentina. As máximas chegaram a 43,5ºC em Rivadavia; 42,5ºC em Las Lomitas e Santiago del Estero; 41,6ºC em La Rioja; 41,3ºC em San Martin; 41,2ºC em Catamarca; e 41ºC em Santa Rosa. Várias outras estações anotaram máximas de 40ºC ou perto da marca.

Com MetSul

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente