Copagril
Geral Saúde e beleza

Onda verde invade quartos e promete acabar com insônia

Algumas espécies, segundo especialistas, podem ajudar a melhorar a qualidade do sono (Foto: Divulgação)

A onda “selva”, que trouxe de volta à decoração as samambaias, elemento obrigatórios das salas dos anos 1970, também invade outros cômodos da casa. Nos quartos, além de dar uma “levantada” no decor, conferindo um ar mais aconchegante e romântico, as plantas podem ser ainda aliadas da boa saúde.

Algumas espécies, segundo especialistas, podem ajudar a melhorar a qualidade do sono. Dormir bem é essencial para renovar as energias e revitalizar o nosso corpo para mais um dia de atividades. Para quem tem problemas para dormir e está pensando em aderir, especialistas em aromaterapia afirmam que a qualidade do ar que se respira é fundamental para uma boa noite de sono.

Casa do Eletricista PISCINAS

Assim, ter plantas no quarto seria uma alternativa simples e barata para purificar o ar e decorar o ambiente. Elas podem trazer inúmeros benefícios à saúde, tais como o alívio das dores de cabeça e da ansiedade e a prevenção de resfriados.
Para quem tem dúvidas sobre quais plantas escolher, vale seguir os conselhos dos mais antigos, optando pelas variedades que eram usadas antigamente para perfumar e arejar os quartos.

 

Oito sugestões de plantas para por no quarto

Lavanda

Lavanda é decorativo e ajuda a dormir melhor. Essa aliada dos insones, reduz os níveis de ansiedade. O cheirinho calmante facilita a entrada no sono leve, acalmando também os bebês. É muito comum encontrar difusores e aromatizadores de ambiente que exalam um agradável cheirinho de lavanda. Mas sempre que possível, é melhor optar pela versão natural que, além de tudo, deixará o quarto lindo.

 

Aloe Vera (babosa) 

Aloe vera dentro do quarto ajuda a dormir melhor. Essa planta, além de ótima produtora de oxigênio, é capaz de eliminar substâncias químicas presentes no ar. Assim, é uma excelente purificadora, criando um ambiente mais limpo para dormir.

É uma planta fácil de cultivar, basta colocá-la em um cantinho com luz solar direta e regar de vez em quando. Além disso, o gel da babosa é um potente anti-inflamatório, podendo ser usado em pequenos cortes e picadas de insetos.

 

Jasmim

Essa planta de lindas flores tem um cheirinho calmante e um papel duplamente benéfico em nossa qualidade de vida. Além de reduzir os níveis de ansiedade, melhorando o nosso sono, ela contribui com nossa produtividade, nos deixando mais alertas pela manhã.

 

Espada-de-são-jorge

Muito fácil de cultivar, essa planta suporta até ar condicionado. Por isso, é uma das mais adequadas para se ter no quarto. Durante a noite, ela libera oxigênio e remove as substâncias tóxicas presentes no ambiente, melhorando a qualidade do ar que você respira.

 

Hera

Essa planta ajuda a reduzir a quantidade de mofo presente no ambiente, melhorando muito a respiração daqueles que sofrem com alergias. Os asmáticos também se beneficiam muito com seu poder purificador do ar. Apenas lembre-se de mantê-la fora do alcance de animais e crianças pequenas, já que a ingestão das folhas pode causar vômitos, diarreia e problemas respiratórios.

 

Lírio da paz

 

Além de belíssima, essa planta tem a capacidade de aumentar a umidade do ar, aliviando a garganta e o nariz ressecados que podem prejudicar uma boa noite de sono. Ela também promove a diminuição dos micróbios presentes no ar, reduzindo as alergias respiratórias.

 

Gardênia

Mais uma planta de lindas flores que alivia a ansiedade e estimula o sono. Entretanto, seu cultivo não é fácil: elas devem ser mantidas em local iluminado, mas fora da incidência direta da luz do sol. Para quem tem disposição, é uma linda opção para recuperar suas noites de sono.

 

Clorofito

Essa planta, ótima para interiores, é capaz de absorver odores e fumaça. Muito fácil de cultivar, ela irá manter os níveis de oxigênio lá em cima, contribuindo para uma melhor noite de sono.

 

Com agências 

TOPO