
O Paraná alcançou a maior produtividade de soja do mundo na safra deste ano. No entanto, o agricultor não está satisfeito com o valor da venda da saca do grão e, por isso, apenas 37% dos produtores já negociaram o que colheram. Segundo o Deral, neste mesmo período de 2016, o índice era de 59%.
A expectativa de colheita do milho também é boa, no entanto os preços de comercialização também estão baixos. Uma preocupação que tem predominado entre os produtores.
Recorde
O Paraná tem a melhor produtividade de soja do mundo. Quem garante é a Secretaria da Agricultura do Estado, que informou no último dia 24 que o Paraná deve colher 3,6 toneladas por hectare em 2017. A média é 4% maior que a norte-americana. Maior produtor de soja do mundo, os Estados Unidos colheram 3,5 toneladas por hectare neste ano. Já o volume médio brasileiro é de 3,2 toneladas por hectare – 11% a menos que o Paraná.
Estes números confirmam a eficiência dos produtores rurais paranaenses, que ano a ano, buscam aprimorar o desenvolvimento tecnológico como forma de melhorar a produtividade e a rentabilidade das lavouras, afirma o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
Com estimativa de produção de 19 milhões de toneladas de soja na safra 2016/17, o Paraná deve ter alta de 13% em volume comparado à colheita passada. Isso representa mais de 17% da projeção da safra nacional.
Em amostra da confiança da produtividade brasileira para 2017, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aumentou neste mês a expectativa da colheita de soja no Brasil: de 108 milhões de toneladas, agora os norte-americanos esperam 111 milhões de toneladas.