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Pessuti autoriza obras para ampliar Porto Seco da Ferroeste

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Prefeito Edgar Bueno, governador Pessuti, presidente da Acic, Marcos Roberto Teixeira, e o secretário da Agricultura, Erikson Chandoha, durante entrega da autorização das obras de reconstrução e ampliação do Porto Seco dentro do Terminal da Ferroeste (Foto: José Gomerciando/AENotícias)

Ogovernador Orlando Pessuti assinou ontem (05), no audit oacute;rio da Associa ccedil; atilde;o Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), a ordem de servi ccedil;o para a reconstru ccedil; atilde;o e amplia ccedil; atilde;o do porto seco instalado no terminal da Ferroeste, em Cascavel. O porto atende as necessidades de desembara ccedil;o aduaneiro na regi atilde;o e, com as obras, ter aacute; ampliada sua infraestrutura de transbordo de gr atilde;os para atender produtores, agroind uacute;strias e cooperativas, inclusive do Paraguai.
Os produtores paraguaios v atilde;o utilizar a ferrovia para exportar soja, milho e trigo, para o Brasil e o mercado internacional, al eacute;m de importar insumos agr iacute;colas como adubos, fertilizantes e calc aacute;rio. Atualmente, o Paraguai utiliza os portos de Nova Palmeira, no Uruguai, e de Ros aacute;rio, na Argentina.
ldquo;Sempre lutamos para ter uma esta ccedil; atilde;o aduaneira em Cascavel, para atender o Oeste do Paran aacute;. Portanto, se sempre batalhamos para que esta esta ccedil; atilde;o existisse, o nosso compromisso com Cascavel, o Oeste do Paran aacute; e com os nossos vizinhos paraguaios est aacute; mantido. Vamos equipar e melhorar o nosso porto seco e tamb eacute;m a Ferroeste rdquo;, declarou Pessuti.
O governador disse que, naquele momento, estava autorizando a execu ccedil; atilde;o de obras e a compra de equipamentos para que a esta ccedil; atilde;o aduaneira volte a operar o mais r aacute;pido poss iacute;vel.
Para isso, ser atilde;o investidos cerca de R$ 4 milh otilde;es, dos quais R$ 2,3 milh otilde;es ser atilde;o de responsabilidade de um pool paraguaio, formando pela Central Nacional de Cooperativas do Paraguai (Unicoop) e pelas empresas Agro Silos El Produtor, Dekalpar e Trebol Agr iacute;cola, respons aacute;veis por 60% da produ ccedil; atilde;o de soja naquele pa iacute;s.
Pessuti revelou ainda que determinou ao DER a elabora ccedil; atilde;o de projetos para a abertura de vias marginais agrave; BR-277, para atender a demanda do porto seco. ldquo;A execu ccedil; atilde;o da obra eacute; resultado de um esfor ccedil;o dos nossos deputados federais, que est atilde;o buscando a libera ccedil; atilde;o de emendas parlamentares, e da empresa concession aacute;ria que administra a rodovia, que tem a incumb ecirc;ncia de fazer a duplica ccedil; atilde;o rdquo;, disse.

Obra importante
O prefeito Edgar Bueno afirmou que a esta ccedil; atilde;o aduaneira, al eacute;m de ter sido alvo de um inc ecirc;ndio, enfrentava uma s eacute;rie de problemas para voltar a funcionar. ldquo;Mas agora, estamos recebendo o governador Orlando Pessuti para a assinatura desta ordem de servi ccedil;o para a execu ccedil; atilde;o das obras de reconstru ccedil; atilde;o, reforma e amplia ccedil; atilde;o. Esta eacute; uma obra importante para o desenvolvimento da regi atilde;o, principalmente para os exportadores e cooperativas rdquo;.
Vantagem
Para o presidente da Ferroeste, Neuroci Antonio Frizzo, a grande vantagem do acordo firmado pelo Governo do Estado com os investidores paraguaios eacute; que ldquo;parte deste projeto ser aacute; pago com a nossa presta ccedil; atilde;o de servi ccedil;o. Existe um contrato, atrav eacute;s do qual a Codapar devolver aacute; o dinheiro investido no decorrer de um per iacute;odo bem longo rdquo;.
Segundo ele, o interesse dos paraguaios pelo porto seco de Cascavel est aacute; no fato de que representar aacute; uma redu ccedil; atilde;o significativa no frete, o que tornar aacute; os produtos agr iacute;colas daquele pa iacute;s mais competitivos no mercado internacional. ldquo;Hoje, para exportar sua produ ccedil; atilde;o agr iacute;cola, o Paraguai usa os portos da Argentina e Uruguai, atrav eacute;s de chatas, que demoram em m eacute;dia 20 dias e s oacute; levam 20 toneladas de cada vez. Com a esta ccedil; atilde;o aduaneira, o trabalho de exporta ccedil; atilde;o ser aacute; feito em no m aacute;ximo oito dias rdquo;, destacou.

PROJETO
ldquo;Os paraguaios entram como os principais colaboradores e usu aacute;rios do porto seco rdquo;, disse diretor t eacute;cnico-operacional da Companhia de Desenvolvimento Agropecu aacute;rio do Paran aacute; (Codapar), empresa que administra o porto seco, Davi Pinezi.
O grupo deve come ccedil;ar a operar ainda este ano com a importa ccedil; atilde;o de fertilizantes. A partir da safra de 2011, a previs atilde;o eacute; de movimentar 200 mil toneladas de gr atilde;os com destino ao Porto de Paranagu aacute;, podendo chegar a 400 mil toneladas por ano, em 2012.

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